Cross Country

Campeonato Brasileiro de Rally

Rally Caminhos da Neve realiza sua 1ª edição nesta semana

Evento será nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, na Serra Catarinense. As inscrições seguem abertas pelo site oficial, no endereço www.rallycaminhosdaneve.com.br.

Mais uma grande prova do calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country se aproxima e, todo o elenco, começa a contagem regressiva para a largada da 1ª edição do Rally Caminhos da Neve. A prova reúne em Lages (SC) entre os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho as modalidades carros, motos, quadriciclos, UTVs em uma disputa que promete muita adrenalina e emoção em trilhas da Serra Catarinense.

Entre os carros inscritos para o desafio que pontuam para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, estarão na disputa as categorias: Pró Brasil, Protótipos T1, Protótipos T1 FIA Brasil, Super Production e Production. Nas motocicletas as equipes poderão marcar pontos nas categorias: Production Aberta, Super Production, Marathon, Over 40 e OVER 45, como também na categoria Quadriciclos.

Já para os competidores iniciantes e da região que queiram participar irão compor as categorias Adventure Cup Motos: Motos Brasil 450 CC Especial, 250 CC Especial, Over 40 e 230 CC Nacional e a novidade este ano, além da categoria Quadriciclos para nos modelos 4x4 e 4x2, haverá a categoria Adventure Cup UTVs.

Para Paulo Goes, atual campeão brasileiro na categoria Production T2 e, que compete este ano na Super Production, a expectativa é de fazer uma boa prova para manter a liderança. “Andamos de Triton ER, e esta etapa será o último teste das mudanças que fizemos antes dos Sertões, então será uma prova onde todos os equipamentos que foram alterados serão testados ao extremo”, disse o piloto.

“Como somos do Sul, já conhecemos um pouco a região, que por sinal é maravilhosa, um cartão postal a céu aberto. Com certeza, poupar equipamento será a melhor estratégia para esta prova. Depois de passarmos por muita chuva na primeira etapa em Minas, areia no RN e lombas em Botucatu, chegou a hora de encontrar com os trechos de pedra na região de Lages, que promete ser uma prova extremamente técnica que vai exigir muito de pilotos e navegadores”, concluiu o piloto de Joinville/SC.

Entre os estreantes estará Elcio Bardeli Junior de Curitiba (PR). “A expectativa é de grande aprendizado pessoal, pois será a minha primeira prova em brasileiro de Cross Country. Desta forma, terei que aprender a guiar o carro com mais cautela, pois estou acostumado a escutar a cantada do navegador em provas da Mitsubishi Cup onde todas as referências estão citadas na planilha. Espero uma prova bem disputada e de alto nível técnico tanto para piloto quanto para navegador”, comentou o piloto que estará no comando do Mitsubishi ASX RS na categoria Production T2.

O casal Daltro Maronezi / Luciani Tesseroli Maronezi de Curitiba (PR) estará a bordo do Mitsubishi Triton ER (Super Production). “Estamos na vice liderança do campeonato brasileiro, carro totalmente revisado, piloto e navegadora afiados. Esperamos completar a prova em boa colocação para somarmos o maior número de pontos para o campeonato. Esperamos uma prova muito técnica, alterando trechos de alta e média velocidade, com lindas paisagens e variação de piso proporcionando altas velocidades com segurança sendo uma característica da prova. Se estiver liso e com lama, estará melhor e mais divertido”, destaca o piloto.

Ainda nos carros, a categoria Production T2 terá Vilson Thomas e Rafael Pereira. “A expectativa é testar as modificações feitas no ASX RS para o Sertões”, contou o piloto Vilson de Brasília (DF) da equipe Mainha Racing.

ABERTURA DO EVENTO

A organização do Rally Caminhos da Neve finaliza os últimos ajustes antes da abertura oficial do evento. "O briefing inicial com as todas as equipes será realizado no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc (Colégio Rosa), localizado na região central de Lages (SC) na sexta-feira (29) às 18h15 e, logo após, acontecerá a Largada Promocional com a presença de todos os pilotos e navegadores com passagem pelo pórtico da prova e rampa em frente ao Centro Cultural para apresentação das equipes e dos veículos de competição”, contou o diretor-geral, André Alcântara.

O Rally Caminhos da Neve terá dois dias de disputas e 650 quilômetros, entre trechos cronometrados (Especiais) e deslocamentos. O percurso prevê terreno mechando cascalho e piso duro, bastante pedras, erosões, travessia em riachos, com trechos de baixa e média velocidade, passando pela Coxilha Rica, e exigirá muita concentração dos competidores. As largadas para as provas serão no sábado a partir das 08 horas e no domingo às 07 horas, partindo do Lages Garden Shopping.

Disputado nas categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs, o Rally Caminhos da Neve 2018 terá 650 quilômetros de percurso total em dois dias de provas, que inclui a passagem na encantadora região da Coxilha Rica e pelas cidades de Lages e Capão Alto, no sábado, e São Joaquim, Urupema, Urubici e Painel, no domingo. É válido pelas 8ª e 9ª etapas do Campeonato Brasileiro de Cross Country de Motociclismo e também pelas 9ª e 10ª etapas do Brasileiro Cross Country de Automobilismo.

O 1º Rally Caminhos da Neve é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da MH Tinturaria, Montreal Powersports, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio e Zanoello. O apoio institucional é das Prefeituras Municipais de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Capão Alto, Painel. Além do apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Amures - Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina.

A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, da FAUESC - Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e FCM - Federação Catarinense de Motociclismo.

Confira a programação do Rally Caminhos da Neve – 1ª edição

Quinta-Feira, 28/06

08h00 - Abertura do Parque de Apoio
Local: Lages Garden Shopping

Sexta-feira, 29/06

11h00 às 18h00 – Vistoria Administrativa – Local Parque de Apoio
Local: Lages Garden Shopping
11h00 às 13h00 - Apresentação para vistoria técnica CBM e CBA - todas as categorias
14h00 às 17h30 - Apresentação para vistoria técnica CBM e CBA - todas as categorias
18h00 às 19h00 – Segunda vistoria técnica CBM e CBA – com multa
18h15 – Briefing no Centro Cultura Vidal Ramos (Sesc)
19h30 – Largada promocional em frente ao Colégio Rosa

Sábado, 30/06

CBA

08h00 – Largada parque de apoio – Retirada de GPS da Organização – DI 38 km
09h00 - Largada 1º carro na Prova Especial - SS1 232 km
12h00 - Previsão de Chegada 1º carro - DF 83 km
Abastecimento Alternativo km 101
Abastecimento Oficial pela Cronometro Fechado km 165

Domingo, 01/07

CBA

07h00 - Largada Parque de Apoio – Retira de GPS da Organização – DI 35 km
08h00 - Largada 1º carro na Prova Especial - SS1 172 Km
12h00 - Previsão de Chegada 1º carro – DF 83 km
Abastecimento oficial km 98

* A quilometragem e horários poderão sofrer alteração.

15h00 – Cerimônia de Premiação
Local: Lages Garden Shopping

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA)

1ª e 2ª Etapas - 9, 10 e 11 de Março - Rally Minas Brasil – Conceição do Mato Dentro/MG
3ª a 6ª etapas - 11 a 15 de abril – RN 1500 – Rio Grande do Norte
7ª e 8ª Etapas - 4, 5 e 6 de Maio - Rally Cuesta Off Road - Botucatu/SP
9ª e 10ª etapas - 29, 30 de junho e 1º de julho - Rally Caminhos da Neve – SC
11ª e 15ª etapas - 18 a 25 de agosto – Rally dos Sertões
16ª e 17ª Etapas - 9, 10 e 11 de Novembro - Rally Rota Sudeste - Barra Bonita/SP
18ª Etapa - 7 e 8 de Dezembro - Rally dos Amigos – Avaré/SP

Hospedagem oficial: Hotel Cattoni
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 491– Centro, Lages/SC, Brasil
Telefone:+55 49 3222-8241 | www.hoteiscattoni.com.br

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos / Josi Castro / Luciano Santos
Foto: Cadu Rolim/DFotos