Cross Country

Campeonato Brasileiro de Rally

Rally Caminhos da Neve celebra os vencedores da 1ª edição

Os campeões foram conhecidos na tarde deste domingo (1º), em Lages (SC). Gregório Caselani nas motos; Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin nos carros; GabrielVarela/Eduardo Shiga nos UTVs e Geison Belmont (quadriciclos) foram os vencedores

Lages (SC) – O inverno já faz parte da rotina, e neste final de semana a cidade de Lages abrigou o Rally Caminhos da Neve, válido para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA e CBM). O cenário para as 54 equipes participantes chegaram na quinta-­feira, dia 28 foram as paisagens das fazendas e trilhas da região da Serra Catarinense, pois a competição acontece de 29 de junho a 1º de julho e a programação do rali ficou concentrada junto ao Lages Garden Shopping.

Público, pilotos e organizadores celebraram ao lado de competidores vindos de todas as regiões do país. Foram dois dias de disputas e muita emoção em mais de 520 quilômetros de percurso entre especiais cronometradas e deslocamentos, sendo que no sábado e no domingo, o piso estava escorregadio e em alguns trechos com lama, pois choveu muito durante os dias que antecederam a prova.

Os competidores das categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs tiveram que superar uma variedade de obstáculos e terreno diversificado, trechos de erosões, pedregulho e curvas sinuosas, subidas e descidas, travessia de rios e riachos, além de atravessar a Coxilha Rica desbravar o interior das cidades de Lages, Capão Alto, São Joaquim, Urupema, Urubici e Painel.

O gaúcho Gregório Caselani Azevedo #2, categoria Super Production, faturou o título do Rally Caminhos da Neve na classificação geral das motos, com o tempo de 04h22min55seg. “Grande final de semana, tive um equipamento impecável e conquistamos o título inédito. Hoje o terreno estava mais sinuoso e mais seco que ontem , imprimi um ritmo que me senti seguro. Ganhar perto de casa é bom. Estou liderando o campeonato, mas está em aberto, a decisão vai ficar para o Sertões“, festejou o piloto de Caxias do Sul.

A dupla paulista Gabriel Varela e Eduardo Shiga (PRO Turbo / Can-Am Maverick X3) conquistou a vitória na geral entre os UTVs. “A prova foi muito interessante e os locais, bem escolhidos. Fiquei bastante satisfeito com a vitória e pretendo voltar no ano que vem”, concluiu o piloto da equipe Divino Fogão Rally Team.

O piloto Geison Belmont #30 a bordo do Can-Am Renegade 1000 cc foi o campeão da categoria quadriciclos do Rally Caminhos da Neve e com o resultado ampliou a vantagem na liderança do campeonato. “Estou muito contente com mais um título conquistado na Serra Catarinense e, agora, vamos afinar a preparação do equipamento e da equipe para a próxima disputa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country que será o Rally dos Sertões, para isso usaremos a prova do Baja em Lençóis Paulista como treino”, contou o piloto de Niterói/RJ. “Quero parabenizar o André Alcântara pelo excelente circuito que levantou em Lages”, completou.

O paulistano Reinaldo Varela e o lageano Gustavo Gugelmin, Buggy / Protótipos T1 FIA Brasil venceram a especial do sábado e ficaram com a segunda posição na prova deste domingo, no acumulado garantiram o título do certame. “Neste domingo o objetivo era andar mais redondo possível já que tinha uma vantagem. O que não imagina é que seria tão mais duro que o primeiro dia, mas temos que parabenizar porque rali é dificuldade e este foi especialmente exigente. Estrear o Buggy da Giaffone Racing foi sensacional e está aprovadíssimo“, comemorou o piloto paulista.

“Estou muito feliz e com sensação de dever cumprido, foi espetacular! Só quero agradecer a quem esteve conosco e no próximo ano estaremos aqui no mesmo lugar e no mesmo período”, comentou André Alcântara, diretor-geral e organizador do Rally Caminhos da Neve.

Rally faz parte da Serra Catarina Festival de Inverno

A Serra Catarinense oferece inúmeras atrações aos turistas, culturais, gastronômicas, esportivas, de aventura e entretenimento e, este ano, são em 64 dias de programação do Serra Catarina Festival de Inverno, o qual o Rally Caminhos da Neve está inserido na programação que foi aberta no dia 1º de junho e prossegue até o dia 30 de agosto.

Lages possui a melhor infraestrutura da Serra Catarinense e sedia pela primeira vez o Rally Caminhos da Neve e pelo terceiro ano consecutivo sediará o Rally Rota SC nos dias 21 a 23 de setembro, prova válida para o Campeonato Brasileiro de Rally Baja.

O 1º Rally Caminhos da Neve é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da MH Tinturaria, Montreal Powersports, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio e Zanoello. O apoio institucional é das Prefeituras Municipais de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Capão Alto, Painel. Além do apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Amures - Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina.

A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, da FAUESC - Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e FCM - Federação Catarinense de Motociclismo.

Confira o resultado do segundo dia ( cinco primeiros):

CARROS

1) #311 Glauber Fontoura / Minae Myauti (Santana De Parnaíba/SP), Protótipos T1, Triton SR, 02h29min50seg
2) #309 Reinaldo Marques Varela (São Paulo) / Gustavo Gulgemin (Lages/SP), Protótipos T1 FIA Brasil, Buggy, 02h30min26seg
3) #388 Fabio Rudiger/ Eduardo Bampi (Luiz Eduardo Magalhães/SP), Protótipos T1, T-Rex, 02h33min33seg
3) #305 Luiz Carlos Nacif (Nova Lima/MG) / Neurivan Calado, Protótipos T1, Evoque, 02h34min26seg
4) #333 Nadimir Kayser de Oliveira / Ricardo Amorim (Brasília/DF), SProduction, TR4ER, 02h36min08seg

Classificação acumulada dos dois dias de disputas ( cinco primeiros):

CARROS

1) #309 Reinaldo Marques Varela (São Paulo) / Gustavo Gulgemin (Lages/SP), Protótipos T1 FIA Brasil, Buggy, 04h19min33seg
2) #311 Glauber Fontoura / Minae Myauti (Santana De Parnaíba/SP), Protótipos T1, Triton SR, 04h24min21seg
3) #388 Fabio Rudiger/ Eduardo Bampi (Luiz Eduardo Magalhães/SP), Protótipos T1, T-Rex, 04h33min12seg
4) #305 Luiz Carlos Nacif (Nova Lima/MG) / Neurivan Calado, Protótipos T1, Evoque, 04h33min18seg
5) #333 Nadimir Kayser de Oliveira / Ricardo Amorim (Brasília/DF), SProduction, TR4ER, 04h33min30seg

Resultados completos no site da cronometragem – www.times.raceweb.com.br

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA)

1ª e 2ª Etapas - 9, 10 e 11 de Março - Rally Minas Brasil – Conceição do Mato Dentro/MG
3ª a 6ª etapas - 11 a 15 de abril – RN 1500 – Rio Grande do Norte
7ª e 8ª Etapas - 4, 5 e 6 de Maio - Rally Cuesta Off Road - Botucatu/SP
9ª e 10ª etapas - 29, 30 de junho e 1º de julho - Rally Caminhos da Neve – SC
11ª e 15ª etapas - 18 a 25 de agosto – Rally dos Sertões
16ª e 17ª Etapas - 9, 10 e 11 de Novembro - Rally Rota Sudeste - Barra Bonita/SP
18ª Etapa - 7 e 8 de Dezembro - Rally dos Amigos – Avaré/SP

Mais informações:

Facebook e Instagram – Rally Caminhos da Neve
Site - www.rallycaminhosdaneve.com.br.
Vídeo da prova - https://www.youtube.com/watch?v=9gLxJ56n5iU
Flickr fotos - https://www.flickr.com/photos/158370920@N04/albums

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos / Luciano Santos
Foto: Doni Castilho/DFotos