Cross Country

Campeonato Brasileiro de Rally

Gunter Hinkelmann: "Confiança no carro foi fundamental para finalizar maratona"

Em trecho cronometrado considerado o mais difícil desta edição do Rally dos Sertões, piloto da Ford Ranger destaca a resistência do bólido em pilotagem segura

Depois da primeira parte da etapa maratona do Rally dos Sertões, entre Luís Eduardo Magalhães e Barra, na Bahia, Gunter Hinkelmann finalizou nesta quinta-feira (23) a etapa número cinco do principal rali brasileiro. A especial de 401 quilômetros, para a qual os pilotos partiram sem nenhum tipo de manutenção preventiva em seus veículos, foi a mais difícil deste rali, nas palavras do piloto do X Rally Team. E o competidor chegou sem problemas a São Raimundo Nonato (PI), fechando o dia na sexta posição após mais de cinco horas de prova.

“Tecnicamente, os trechos de hoje foram extremamente desafiadores. Viemos com uma tocada um pouco mais cuidadosa, forçando nos momentos certos, e a estratégia funcionou muito bem. Completamos as duas ‘pernas’ da maratona sem nenhum problema técnico, em um dia em que poucos carros completaram”, destacou Hinkelmann, que tem Fábio Pedroso como seu navegador.

De fato, dos 33 carros que largaram nesta quinta-feira, apenas 16 completaram a especial, demonstrando a dificuldade do trecho cronometrado de hoje, misturando regiões com muitas pedras e outras com estradas arenosas e pesadas.

“A cada etapa eu fico mais surpreso com o carro, que é muito resistente. Dos mais de 700 quilômetros somados de ontem e hoje, só paramos duas vezes: uma troca de pneu na primeira parte da maratona, e hoje quando paramos para ajudar o Gareth, que estava com problemas”, disse o piloto do Ford Ranger V8 4x4 número 348, referindo-se ao companheiro de equipe que teve uma quebra de suspensão.

Agora, Gunter e Fábio partem para a sexta e penúltima etapa do Rally dos Sertões. Do total de 603 quilômetros entre São Raimundo Nonato, no Piauí, e Juazeiro do Norte, no Ceará, 226 serão contra o relógio.

Confira as etapas restantes Rally dos Sertões 2018:
6ª Etapa: SÃO RAIMUNDO NONATO (PI) – JUAZEIRO DO NORTE (CE)
24/08 – Sexta-feira
DI: 39 km
Especial: 226 km
DF: 338 km
Total: 603 km

7ª Etapa: JUAZEIRO DO NORTE (CE) – FORTALEZA (CE)
25/08 – Sábado
DI: 166 km
Especial: 200 km
DF: 288 km
Total: 654 km

Total de Especiais: 2.043 km (56% da prova)
Total de Prova: 3.607 km

P1 Media Relations
CLEBER BERNUCI – MTb 40.166sp
Foto: Marcelo Machado/FOTOP