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Campeonato Brasileiro de Rally

Rally dos Sertões tem novos sócios e anuncia planos de expansão

Ex-CEO da Empresa Olímpica dos Jogos Rio 2016 e sócio-fundador da XP Investimentos compram 51% do Rally dos Sertões, de Marcos Ermírio de Moraes

O Rally dos Sertões, 2º maior Rally do mundo e o maior realizado dentro de um único país, tem novos sócios. O empresário Marcos Ermírio de Moraes vendeu 51% do negócio para o ex-CEO da empresa Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016 Joaquim Monteiro, e para Julio Capua, sócio-fundador da XP Investimentos e que participa da competição desde 2002.

Joaquim passa a ser o novo CEO da empresa, com o foco de expandir a relevância do Rally dos Sertões no calendário esportivo Brasileiro. Marcos Ermírio ficará focado na parte técnica, como a criação do roteiro, regulamento, relacionamento com pilotos e equipes e atuação junto às Confederação Brasileiro de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.

A 27ª edição do Rally dos Sertões será disputada de 24 de agosto a 1 de setembro de 2019, com largada inédita em Campo Grande (MS). A prova terá mais de 4.000 Km e deverá cruzar pelo menos 5 Estados do País. Em 2018 foram 180 veículos competindo nas categorias Carros, Motos, Quadrículos e UTVs, além de Regularidade e expedições turísticas acompanhando a prova. Somando as equipes de apoio e organização a caravana do Sertões compõe mais de 500 veículos e 2.000 pessoas, que em 8 dias cruzam o Brasil colecionando aventuras, paisagens e deixando um legado social e ambiental pelo roteiro.

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Marcos Ermírio de Moraes (dir) e Joaquim Monteiro (esq)

“O Rally dos Sertões é mais que uma competição esportiva, é a maior aventura realizada no nosso Brasil, com potencial de mostrar ao mundo nossas belezas naturais, parques nacionais, destinos turísticos, diversidade de fauna e flora”, diz Monteiro.

“É uma verdadeira fábrica de experiências e emoções para seus participantes que tem a oportunidade de interagir e se emocionar com a população que vive em regiões tão carentes do país.

“Eu vi o orgulho que nós brasileiros sentimos do nosso país na Rio 2016, e vejo no Sertões o potencial de fazer o mesmo, se tornando um evento genuinamente Brasileiro de grandes proporções”, concluiu.

Os planos da empresa são ousados para um futuro próximo, principalmente quando se trata de conteúdos e formas de distribuição.

“A visão de futuro para a marca Sertões é extrapolar a agenda esportiva e o Off-Road, captando todo o conteúdo que acontece em torno do evento, como os bastidores da competição, as características da região onde passamos, as interações e o contraste entre os pilotos e o povo local, as ações sociais realizadas, e etc…”, diz Julio Capua.

“Temos que empacotar e distribuir esse conteúdo de forma eficiente em diferentes canais e formatos. Precisamos sensibilizar marcas e celebridades brasileiras, como artistas e pilotos do asfalto, que queiram participar dessa aventura e seus desdobramentos.

“Com isso teremos uma audiência muito mais ampla, que ajudará a financiar as equipes e potencializar os projetos sociais”, prevê o executivo.

Outro objetivo do novo Rally dos Sertões é a ampliação do número de provas ao longo do ano, cenário perfeito para a criação de conteúdos inéditos. “Vamos trazer de volta o Sertões Series, que são provas mais curtas, com dois ou três dias de duração, em locais emblemáticos no Brasil, como o deserto do Jalapão, no Tocantins, os pampas gaúchos, e nas dunas do Nordeste. Para isso vamos criar novas provas, todas com o padrão de qualidade do Rally dos Sertões”, afirma Marcos Ermírio de Moraes. Além de gerar grande conteúdo inédito, o Sertões Series irá diluir custos e investimentos da Organização, pilotos e equipes.

A chegada dos novos sócios também expõe a intenção da empresa de organizar e realizar outros tipos de eventos, e não só provas de rally.

“A visão da empresa é expandir também para outros esportes, como corridas de mountain bike e corridas de aventura em locais genuinamente brasileiros, como a Chapada Diamantina, dos Veadeiros e dos Guimarães. Sempre unindo o esporte, a aventura, a paisagem inédita e a emoção de viver intensamente o que nosso país nos oferece”, imagina Monteiro.

“Tudo isso faz parte da estratégia de consolidar a marca Sertões como um símbolo do Brasil, proporcionando aos seus competidores experiências e emoções reais, em um mundo cada vez mais virtual”.

E para ampliar ainda mais a divulgação do Rally dos Sertões nas principais capitais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão sendo planejadas demonstrações e exposições de carro e moto da competição em formato de duelos com celebridades do automobilismo nacional. Isso trará para a capital um pouco da sensação do que acontece na competição real, aumentando a visibilidade do esporte.

Para comemorar a nova sociedade a Dunas também anunciou que para a edição comemorativa de 30 anos do Rally dos Sertões em 2022, ano do aniversário de 200 anos da independência do Brasil, o Rally largará do Chuí e percorrerá todas as regiões do Brasil até uma capital do Nordeste.

No percurso teremos todos os tipos de vegetação, como: Pampas, Serrado, Caatinga, Mata Atlântica e praias do litoral. Segundo os organizadores será a maior edição do Sertões já feita e a intenção é que naquele ano este seja o maior Rally do Mundo, mostrando a dimensão continental do nosso país.

Fotos: Victor Eleuterio e Divulgação