Search
Close this search box.

Marcelo Maronezi disputa Rally Jalapão em roteiro inédito

Após vencer em Botucatu, piloto paranaense e o navegador Lourival Roldan se preparam para completar mais de 1.200 km

Com o objetivo de conquistar a liderança e o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Super Production, o piloto Marcelo Maronezi embarca para a 5ª edição do Rally Jalapão. Desta vez, ao lado do navegador Lourival Roldan, primeiro brasileiro a conquistar o Rally Dakar, o piloto deve percorrer, entre 5 e 9 de junho, um percurso de 1.230 km, com largada e chegada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, passando pelos municípios de Dianópolis e São Félix, no Tocantins.

Em sua segunda disputa no Jalapão – tendo participado de uma etapa do Sertões de 2016 no local –, o piloto terá como principais desafios três dias de especiais longas, como são chamadas as provas, e, ainda, as condições climáticas características da região. “Nesse cenário, estar bem preparado psicologicamente e usar estratégias para definir em quais momentos devemos acelerar ou poupar o veículo serão determinantes para o resultado”, conta o piloto Marcelo Maronezi.

Ainda de acordo com o piloto, a última vitória no Rally Cuesta, em Botucatu, no último 5 de maio, trouxe um novo fôlego em busca da liderança em sua categoria. “Essa vitória nos credencia a lutar pelos campeonatos que estão em jogo nesta etapa”, afirma Maronezi. Vale ressaltar que o Rally Jalapão é válido para Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e o Sertões Series, dos quais o piloto está na disputa.

Roteiro inédito

Considerada uma das competições mais esperadas e exuberantes do off road, a 5 ª edição do Rally Jalapão chega com o recorde de mais de 90 pilotos inscritos e um percurso renovado. “Estamos empolgados com a mudança de 95% do roteiro. Os pilotos terão a oportunidade de desbravar caminhos quase intocados”, conta Henrique Arena, organizador da prova.

Rally: esporte e solidariedade

O piloto Marcelo Maronezi – que, normalmente, corre junto à esposa e navegadora Luciani Tesseroli – iniciou sua jornada no rali em 1997, passando pelas categorias de regularidade e velocidade. Recentemente, pilotando um Mitsubishi Triton ER, o casal conquistou o 3º lugar no Rally Sertões, em 2016, e a 5ª colocação na edição de 2018 do mesmo campeonato.

Para além das competições e dos laços que nasceram no esporte, o rali significa, para o casal, uma válvula de escape para a correria do dia a dia e, ainda, a oportunidade de impulsionar campanhas solidárias, como é o caso do Projeto Padrinhos, do Hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba. Além dessa iniciativa, cujo objetivo é auxiliar na manutenção da instituição, o casal apoia, ainda, a construção do Erastinho, o primeiro hospital oncológico do sul do Brasil voltado exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes.

De acordo com o superintendente do hospital, Adriano Lago, essa parceria é uma oportunidade de a instituição ser lembrada e refletir sobre seu papel social. “É muito importante vincular nossas ações a uma dupla de pilotos vencedores e que permitem que outras pessoas conheçam nossos projetos”, conta Lago.i

Emelyn Vasques
Foto: Sanderson Pereira