Marcelo Maronezi disputa Rally Jalapão em roteiro inédito

Marcelo Maronezi disputa Rally Jalapão em roteiro inédito

User Rating: 5 / 5

Após vencer em Botucatu, piloto paranaense e o navegador Lourival Roldan se preparam para completar mais de 1.200 km

Com o objetivo de conquistar a liderança e o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Super Production, o piloto Marcelo Maronezi embarca para a 5ª edição do Rally Jalapão. Desta vez, ao lado do navegador Lourival Roldan, primeiro brasileiro a conquistar o Rally Dakar, o piloto deve percorrer, entre 5 e 9 de junho, um percurso de 1.230 km, com largada e chegada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, passando pelos municípios de Dianópolis e São Félix, no Tocantins.

Em sua segunda disputa no Jalapão – tendo participado de uma etapa do Sertões de 2016 no local –, o piloto terá como principais desafios três dias de especiais longas, como são chamadas as provas, e, ainda, as condições climáticas características da região. “Nesse cenário, estar bem preparado psicologicamente e usar estratégias para definir em quais momentos devemos acelerar ou poupar o veículo serão determinantes para o resultado”, conta o piloto Marcelo Maronezi.

Ainda de acordo com o piloto, a última vitória no Rally Cuesta, em Botucatu, no último 5 de maio, trouxe um novo fôlego em busca da liderança em sua categoria. “Essa vitória nos credencia a lutar pelos campeonatos que estão em jogo nesta etapa”, afirma Maronezi. Vale ressaltar que o Rally Jalapão é válido para Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e o Sertões Series, dos quais o piloto está na disputa.

Veja também:

Regulamento Particular do Rally Jalapão 2020 Regulamento Particular do Rally Jalapão 2020
Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country retorna aos trechos cronometrados no fim deste mês de agosto...
Rally Minas Brasil: trabalho duro do início ao fim da prova Rally Minas Brasil: trabalho duro do início ao fim da prova
O Rally Minas Brasil abriu a temporada 2020 do rally nacional...

Roteiro inédito

Considerada uma das competições mais esperadas e exuberantes do off road, a 5 ª edição do Rally Jalapão chega com o recorde de mais de 90 pilotos inscritos e um percurso renovado. “Estamos empolgados com a mudança de 95% do roteiro. Os pilotos terão a oportunidade de desbravar caminhos quase intocados”, conta Henrique Arena, organizador da prova.

Rally: esporte e solidariedade

O piloto Marcelo Maronezi – que, normalmente, corre junto à esposa e navegadora Luciani Tesseroli – iniciou sua jornada no rali em 1997, passando pelas categorias de regularidade e velocidade. Recentemente, pilotando um Mitsubishi Triton ER, o casal conquistou o 3º lugar no Rally Sertões, em 2016, e a 5ª colocação na edição de 2018 do mesmo campeonato.

Para além das competições e dos laços que nasceram no esporte, o rali significa, para o casal, uma válvula de escape para a correria do dia a dia e, ainda, a oportunidade de impulsionar campanhas solidárias, como é o caso do Projeto Padrinhos, do Hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba. Além dessa iniciativa, cujo objetivo é auxiliar na manutenção da instituição, o casal apoia, ainda, a construção do Erastinho, o primeiro hospital oncológico do sul do Brasil voltado exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes.

De acordo com o superintendente do hospital, Adriano Lago, essa parceria é uma oportunidade de a instituição ser lembrada e refletir sobre seu papel social. “É muito importante vincular nossas ações a uma dupla de pilotos vencedores e que permitem que outras pessoas conheçam nossos projetos”, conta Lago.i

Emelyn Vasques
Foto: Sanderson Pereira