Marcelo Maronezi vence Rally Jalapão na categoria Super Production

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Piloto liderou prólogo e três dias de provas longas, e se aproxima do título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

Após quatro dias de disputa em uma das competições mais esperadas do off road, o piloto paranaense Marcelo Maronezi e o navegador Lourival Roldan conquistaram, no último domingo (09/06), o título do Rally Jalapão na categoria Super Production. Com a vitória, o piloto lidera o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em sua categoria e garante fôlego para a próxima etapa, que será disputada, entre 5 e 7 de julho, no município de São Joaquim, em Santa Catarina.

Durante todo o Rally Jalapão, que teve largada e chegada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, passando pelos municípios de Dianópolis e São Félix, no Tocantins, o piloto e o navegador tiveram protagonismo e estratégia para liderar a prova em seus mais de 1.230 quilômetros percorridos.

Veja também:

Guiga Spinelli vence nos carros enquanto o Tunico Maciel segue dominando nas motos Guiga Spinelli vence nos carros enquanto o Tunico Maciel segue dominando nas motos
Sertões chega no Jalapão para o momento crítico da prova. Máquinas e pilotos no teste definitivo...
Rosset evolui no Sertões e ocupa 3º lugar da categoria Rosset evolui no Sertões e ocupa 3º lugar da categoria
Estreante no principal rali brasileiro, piloto da equipe X Rally Team já subiu oito posições no geral acumulado entre os carros...

Segundo o piloto Marcelo Maronezi, ainda durante o prólogo, a conquista da 1º posição na largada e o teste do carro foram processos fundamentais para garantir o resultado. “Apesar de um prólogo relativamente curto, passamos por curvas muito fechadas e pistas de areia solta que nos permitiram detectar e ajustar pequenas diferenças no freio”, avalia o piloto.

Apesar da vitória, o piloto lembra que manter a liderança nos três dias de especiais longas exigiu a superação de condições adversas e, até mesmo, riscos inerentes ao esporte. “No segundo dia de especial, por exemplo, o trecho de areia muito pesada danificou uma barra de direção do carro, reduzindo nosso controle sobre o veículo”, conta Maronezi.
A 5ª edição do Rally Jalapão

Como destaque da 5ª edição do Rally Jalapão, competição válida para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e o Sertões Series, o organizador Henrique Arena apontou o recorde do público durante a largada promocional e, ainda, o sucesso de um roteiro inédito para todos. “O Rally Jalapão conseguiu equilibrar toda a logística necessária para o sucesso da prova e dos pilotos participantes, o que aumenta nossa expectativa para as próximas edições”, afirma Arena.

Rally: esporte e solidariedade

O piloto Marcelo Maronezi – que, normalmente, corre junto à esposa e navegadora Luciani Tesseroli – iniciou sua jornada no rali em 1997, passando pelas categorias de regularidade e velocidade. Recentemente, pilotando um Mitsubichi Triton ER, o casal conquistou o 3º lugar no Rally Sertões, em 2016, e a 5ª colocação na edição de 2018 do mesmo campeonato.
Para além das competições e dos laços que nasceram no esporte, o rali significa, para o casal, uma válvula de escape para a correria do dia a dia e, ainda, a oportunidade de impulsionar campanhas solidárias, como é o caso do Projeto Padrinhos, do Hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba. Além dessa iniciativa, cujo objetivo é auxiliar na manutenção da instituição, o casal apoia, ainda, a construção do Erastinho, o primeiro hospital oncológico do sul do Brasil voltado exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes.

De acordo com o superintendente do hospital, Adriano Lago, essa parceria é uma oportunidade de a instituição ser lembrada e refletir sobre seu papel social. “É muito importante vincular nossas ações a uma dupla de pilotos vencedores e que permitem que outras pessoas conheçam nossos projetos”, conta Lago.

Emelyn Vasques
Foto: Sanderson Pereira

Classificados



Paceria Oficial