Recorde absoluto de inscritos. Conferência a todo vapor. Faltam 30 dias para o Sertões!

O maior grid de todos os tempos: 203 veículos e 333 competidores inscritos. Equipe técnica no Nordeste para a conferência do roteiro. Está chegando a largada do maior rally das Américas, marcada para 13/08, da praia da Pipa (RN)

Aumentam as expectativas para o Sertões 2021. Faltam apenas 30 dias para o maior rally das Américas, que acontece de 13 a 22 de agosto, partindo da paradisíaca Praia da Pipa (RN) e chegada inédita na Praia dos Carneiros (PE). A 29ª edição da prova larga com um grid de respeito: 203 veículos - 73 Motos/Quadriciclos; 37 Carros; 93 UTVs totalizando 333 competidores -, recorde absoluto na história da prova e que foi fechado antes mesmo do anúncio do roteiro. O maior grid registrado até então foi em 2019 com 187 veículos.

A equipe técnica está em campo, realizando um trabalho minucioso de conferência, para garantir uma prova de alto nível e segura. Todos esses apaixonados pelo Sertões e pelo Brasil profundo estão nos preparativos finais e não vêm a hora de desbravar os 3.548 km desse grande desafio de superação.

O que é a conferência do percurso ?

Veja também:

Sertões volta ao mar no último dia para consagrar campeões Sertões volta ao mar no último dia para consagrar campeões
Com o cancelamento da última especial em função das chuvas, competidores farão deslocamento de Arapiraca (AL) a Tamandaré (PE), onde os campeões da...
Chuva muda planos. Campeões do Sertões podem ser conhecidos neste sábado Chuva muda planos. Campeões do Sertões podem ser conhecidos neste sábado
Sexta movimentada no Sertões. Última etapa se transforma em deslocamento. Especial que atravessou o Raso da Catarina provoca alterações na...

Com o desenho das especiais (trechos cronometrados) em mãos, a equipe técnica formada pelo diretor técnico Edgar Fabre, diretor de prova Du Sachs, mais os quatros diretores adjuntos das equipes Alpha, Bravo, Charlie e Delta (Gui, Pazetti, Messias e Caporalli) fazem todo o percurso para conferir se a planilha está fiel ao que foi levantado, acertar os desenhos e validar as quilometragens. É um trabalho minucioso para garantir a segurança dos competidores.

Vale ressaltar que antes de chegar a este momento da conferência, existem várias fases até que as planilhas cheguem às mãos dos competidores. Um trabalho dividido em cinco etapas: reuniões da equipe técnica com a diretoria para definição da região em que o rally vai passar; pesquisas de possíveis caminhos via Google Earth dentro da área previamente definida; levantamento presencial dessas estradas, desenhos de referências, obstáculos, avisos de perigos, metragem do trecho cronometrado e deslocamentos; lançamento de todas as informações obtidas em um programa específico da TOTEM e assim a primeira versão da planilha é impressa; e finalmente a conferência

O percurso 2021 já foi feito virtualmente três vezes; in loco duas vezes: a primeira metade do roteiro e depois mais uma vez o roteiro inteiro, perfazendo um total de 21 dias e 8.271 km. E após a conferência que está em andamento, ainda tem mais um check a ser realizado dois dias antes de cada etapa, feito pelo ‘coelho’ que vai com o carro 00 para a última conferência na planilha.

Outras finalidades da conferência

Além da equipe técnica formada pelos diretores técnico, de prova e adjuntos, viajam também nesta caravana Tico Cardoso, o coordenador dos convidados especiais, com o objetivo de conhecer os melhores acessos e trechos da prova; e um integrante da equipe de vídeo com o objetivo de mapear os melhores locais para filmagem com drone, câmera no chão, foto e imagens aéreas.

Aspas Edgar Fabre, diretor técnico

“O objetivo neste momento da conferência é verificar se todas as informações que constam na planilha estão fiéis ao percurso, e qualquer alteração que tenha ocorrido nas estradas são anexadas, como por exemplo: a colocação de um mata-burro que, no primeiro levantamento, não existia. Ou seja, validamos todas as informações necessárias para termos um evento seguro e preciso. Mas até chegar aqui percorremos um longo caminho para definir o roteiro, que basicamente se resume ao que queremos fazer, onde e por quê?. É um trabalho de muita responsabilidade e que conta com uma grande equipe de profissionais para que possamos realizar o maior rally das Américas e despertar tanta paixão nos competidores e todos os envolvidos. Dá um trabalho danado, mas no final a satisfação é imensa”.

O Roteiro 100% Sertão

Serão 10 dias de prova: prólogo mais nove etapas. O Sertões 2021 vai passar por sete dos nove estados que compõem o Nordeste: RN, PB, PE, PI, BA, AL, CE. Largada será inédita da Praia da Pipa (RN), município de Tibau do Sul, em comemoração aos 520 anos do estado potiguar. Pernambuco pela primeira vez é o palco da chegada, na Praia dos Carneiros, município de Tamandaré. E Alagoas receberá pela primeira vez a caravana do Sertões. O roteiro com 3.548 km vai reunir os melhores trechos especiais da região Nordeste, num total de 2.180km – 60% do percurso.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial
Youtube.com/sertoesoficial
Twitter.com/sertoesoficial
Baixe o APP do Sertões - disponível nas versões Android e IOS.

Comunicação Sertões
Meg Cotrim
Isis Moretti
Foto: Foto: Gustavo Epifanio / Fotop