ABGD e HUAWEI levam informações sobre geração de energia renovável para o Rally dos Sertões

ABGD e HUAWEI levam informações sobre geração de energia renovável para o Rally dos Sertões

Associação Brasileira de Geração Distribuída e empresa multinacional de tecnologia estão percorrendo o País com a unidade móvel de treinamento “Road Show Huawei Solar”

Uma carreta com painéis solares instalados sobre a carroceria se destaca na Vila Sertões, a área de convivência dos participantes do 29º Rally dos Sertões: é a unidade móvel do “Road Show Solar Huawei”. A iniciativa foi lançada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), em parceria com a empresa multinacional Huawei e apoio de outras companhias do mercado de energia solar para levar cursos gratuitos sobre instalação de sistemas fotovoltaicos aos principais estados do Brasil.

A unidade móvel de treinamento é um ponto de encontro e debates sobre temas como descarbonização, energias renováveis e o papel dos consumidores – os de veículos elétricos inclusive – na busca por alternativas limpas ou menos poluentes. Em sintonia com as mudanças necessárias para ajudar no combate ao aquecimento global, esta edição do Rally dos Sertões terá a estreia de um veículo experimental híbrido, que representa um primeiro passo para o Plano Sertões Sustentável, cuja meta é realizar uma prova apenas com veículos movidos a energia renovável, a partir de 2025.

“Caso parte dos competidores opte por veículos elétricos, mesmo que híbridos, enfrentarão um desafio que se repete no dia a dia da sociedade: ter assegurado um ponto para recarga abastecido com energia renovável”, pondera Carlos Evangelista, presidente da ABGD. Partindo da premissa de produção da energia elétrica por meio de fontes livres da emissão de gases do efeito estufa, o dirigente da Associação justifica a defesa da geração distribuída: "Permitir que cada cidadão tenha sua própria ‘usina' conectada à rede de distribuição, o que será decisivo para assegurar energia para reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) e desenvolver o País”.

Veja também:

Sertões volta ao mar no último dia para consagrar campeões Sertões volta ao mar no último dia para consagrar campeões
Com o cancelamento da última especial em função das chuvas, competidores farão deslocamento de Arapiraca (AL) a Tamandaré (PE), onde os campeões da...
Chuva muda planos. Campeões do Sertões podem ser conhecidos neste sábado Chuva muda planos. Campeões do Sertões podem ser conhecidos neste sábado
Sexta movimentada no Sertões. Última etapa se transforma em deslocamento. Especial que atravessou o Raso da Catarina provoca alterações na...

A geração distribuída (GD) permite que os próprios consumidores adquiram seus sistemas de microgeração e minigeração e que os conectem à rede de distribuição, para que façam a compensação entre o montante de energia fornecido e o utilizado. Os projetos de GD são estruturados a partir de fontes limpas e renováveis: solar, eólica, biomassa, resíduos sólidos urbanos e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH). Atualmente, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a modalidade representa pouco mais de 6,5 GW de potência instalada, o suficiente para atender mais de 9,5 milhões de habitantes.

Sobre o Road Show Huawei Solar

O “Road Show HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por energia solar.

Energia solar significa maior capacidade de produção, energia limpa, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD e oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.

Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma Fábio Mendes, diretor de Canais da Huawei para a América Latina.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. "Nossa ideia é contemplar no roteiro as principais capitais e cidades mais avançadas no setor de renováveis, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática", comenta Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação do setor de energias renováveis, conta com mais de 950 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC's, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes tamanhos e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída.

Fundada em 2015, defende as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis. A ABGD representa e advoga pelos interesses de seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha na difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, segurança jurídica, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo a ele.

Sobre a HUAWEI

A HUAWEI oferece soluções fotovoltaicas inteligentes e integradas baseadas em Inteligência Artificial para geração e armazenamento de energia residencial, comercial, industrial e usinas solares, resultado de mais de 30 anos de expertise em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em diversos outros setores.

Há 23 anos no Brasil, possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Como uma das 100 marcas mais valiosas mundialmente, a HUAWEI tem como missão trazer o digital para cada pessoa, lar e organização para um mundo totalmente conectado e inteligente.

Com sólidas parcerias com a indústria nacional, a HUAWEI está comprometida com a criação de valor a empresas, consumidores e sociedade, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial.

Serviço:

Road Show HUAWEI Solar - Rally dos Sertões
Data: 11 a 14 de agosto
Local: Vila dos Sertões - Reserva Aporã
Endereço: RN-003, 841-385, TIBAU DO SUL - RN

Paulo Fortis
Foto: Cadu Rolim/Sertões