Etapa Laço do Vaqueiro foi a especial mais técnica da 29ª edição do Sertões 2021 até agora

Etapa Laço do Vaqueiro foi a especial mais técnica do Sertões 2021 até agora

"Prova de gente grande" foi a definição dada pela organização do Sertões para a quarta etapa da competição, que passou pela Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato

O Sertões iniciou a 29ª edição prometendo ser umas das mais históricas. Traz elementos importantes, como o ineditismo do roteiro, que percorre 100% o Nordeste, além é claro, das tradicionais dificuldades de terreno, que fazem da competição a mais desafiadora do país. Largou no dia 14 agosto, da Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN) e tem chegada no dia 22, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE).

Ontem (16), o Sertões entrou no Piauí e foi acolhido pelo município de São Raimundo Nonato, onde permaneceu hoje (17) para a quarta etapa, denominada Laço do Vaqueiro – em alusão aos vaqueiros nordestinos da caatinga. A disputa fez um formato de laço, largando e chegando da Vila Sertões, instalada no Parque de Exposições da cidade.

O trecho cronometrado teve 316 quilômetros, em percurso inédito no Sertões. Foi considerado um dos mais difíceis desta edição, por ter diversos tipos de obstáculos off-road, tais como: trial, pedras grandes, longas retas, serras sinuosas, de estradas estreitas etc. Mas, o visual recompensou com as belas paisagens da caatinga.

Veja também:

Sertões volta ao mar no último dia para consagrar campeões Sertões volta ao mar no último dia para consagrar campeões
Com o cancelamento da última especial em função das chuvas, competidores farão deslocamento de Arapiraca (AL) a Tamandaré (PE), onde os campeões da...
Cristian e Beco vencem sua segunda especial no Sertões e diminuem diferença para líderes Marcos e Kleber Cristian e Beco vencem sua segunda especial no Sertões e diminuem diferença para líderes Marcos e Kleber
Duplas da X Rally Team vão entrar na penúltima especial separadas por quase um minuto e meio de diferença...

A equipe Goodyear Trailway segue cumprindo o objetivo do projeto Sertões de Zero a $100K, que busca encorajar os amantes do rally cross-country a vivenciarem desta incrível experiência do Sertões com um orçamento de até R$ 100 mil. Com a quantia limitada, o time tem mostrado o quão essa realidade é possível.

Para a quarta etapa, a estratégia adotada pela dupla Luis Carqueijo e Igor Quirrenbach de Carvalho, foi poupar a picape Mitsubishi L200 Triton Sport R. E desta forma, chegaram ao final do percurso na marca de 5h28m10s, ocupando a 21ª posição na classificação geral. “A etapa foi muito dura no começo, e quem se arriscou mais, quebrou. Nós tivemos cautela nos setores de piso ruim e buscamos acelerar mais forte nos terrenos com características mais leves. O Sertões é uma disputa de longa duração, e queremos ir até o final”, ressaltou Quirrenbach.

Carqueijo confirmou a complexidade da Laço do Vaqueiro. “Durante as apresentações das especiais do Sertões 2021, disseram que esta etapa seria inesquecível, completa e difícil. E de fato foi. Vimos alguns veículos quebrados, o que dá a dimensão de como ela foi dura”, reafirma o piloto. Diferente das outras etapas, o Sertões permaneceu por mais um dia em São Raimundo Nonato, fazendo uma volta pela Serra da Capivara.

Amanhã, dia 18 de agosto, o Sertões chegará na Bahia, em Xique-Xique. Será a etapa maratona, na qual os competidores não poderão fazer o apoio mecânico dos veículos. São dois dias, nos quais os carros não recebem nenhum tipo de manutenção. A maratona terminará só em Petrolina (PE).

Projeto Sertões de Zero a $100k

Desenvolvido pela equipe Goodyear Trailway, o projeto Sertões de Zero a $100k tem por objetivo mostrar que o sonho de participar do Sertões, o maior rali cross-country das Américas, é uma realidade mais próxima do que muitos imaginam.

O piloto Luis Carqueijo e o navegador Igor Quirrenbach de Carvalho mostram como é viável, com um orçamento de até R$100 mil, participar e vivenciar a experiência dos dez dias de provas da competição, com uma estrutura enxuta.

Para saber mais acesse as redes do projeto!

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe essa aventura em tempo real:

@sertoes_zero_a_100k
@goodyear_brasil
@trailway_offroad
@sfichips
@ompracingbrasil
@fddisplays
@luisfcarqueijo
@igorquirrenbach

A equipe Goodyear Trailway é patrocinada pela Goodyear e Trailway, com apoio de FD Stands e Displays, OMP Racing e SFIChips

Liberdade de Ideias
Isis Moretti
Foto: Marcelo Machado de Melo