Rally Rota SC: Primeiro dia com muita técnica em puro cross country

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Neste domingo (02) acontece o segundo dia de disputas. A cerimônia de premiação será no Lages Garden Shopping

Lages (SC) - Na manhã deste sábado, 1º, o Rally Rota SC os competidores partiram do parque de apoio no estacionamento externo do Lages Garden Shopping, em Lages/SC, às 8h30 em deslocamento por 38 km até o Restaurante Queijo & Cia em Capão Alto/SC, onde foi dada a largada do certame para 195 quilômetros de trechos cronometrados, depois retornaram em deslocamento final por 62 km para a cidade de Lages.

O primeiro dia de prova – considerado o mais técnico desta edição – aconteceu na região da Serra Catarinense de beleza espetacular e, o roteiro adentrou a Coxilha Rica. Foram mais de três horas de concentração, com pilotos e navegadores enfrentando obstáculos naturais de diversos tipos estabelecidos pela organização, com muitas pedras, cascalho, travessia de riachos, erosões, e ao mesmo tempo, buscando o melhor tempo.

Segundo o piloto Tunico Maciel, da Honda /CRF 450X, o Rally Rota SC começou de forma bastante intensa e difícil. “Me preocupei de não cair porque estava muito liso, mas andei bem procurei navegar tranquilo. Toda a organização está de parabéns, muito bem fechada e um rali de nível técnico altíssimo. A agora é descansar que amanhã tem mais”, descreveu Maciel, de Lavras (MG). Ele luta pelo título da categoria Production Aberta.

Veja também:

Rota Sul consagra os campeões da Temporada 2019 de Rally Cross Country Rota Sul consagra os campeões da Temporada 2019 de Rally Cross Country
"Buggões" vencem mais uma prova na temporada e projetam um 2020 competitivo nos Carros...
Ello MotorSports conquistou o quarto lugar no Sertões Series Rota Sul Ello MotorSports conquistou o quarto lugar no Sertões Series Rota Sul
A dupla Salvio da Costa Júnior e o navegador Eduardo Alexandre da Silva subiu ao pódio da categoria Production T2, em uma competição que inovou e...

Geison Belmont (Can-Am Renegate) fez o melhor tempo nos quadriciclos. “O trajeto testou a eficiência dos competidores. Foi uma especial bem interessante, técnica e cansativa. No ano passado, competi na região e sofri um acidente em uma ponte, mas hoje consegui um bom resultado. Este é o primeiro teste do motor do quadri, só fiz um treino breve no Rio de Janeiro, fazia tempo que não conseguia uma prova perfeita e completar com equipamento em ordem. Para o domingo, espero manter um ritmo constante para manter a posição”, comentou o piloto de Niterói.

Nos UTVs, o piloto paulista Denísio Casarini e o catarinense Luís Felipe Eckel (Can-Am) andaram forte e fecharam com o melhor tempo, seguidos de Lucas Barroso/Breno Rezende e Enrico Amarante/Álvaro Amarante. “Tivemos muita lama, pedra e frio, mas também foi muito divertido com trecho rápidos, técnicos, subidas e descidas, um rali especial para ficar na memória!”, enfatizou o piloto de Belo Horizonte (MG), Gustavo Grossi Lapertosa, que conta com Fábio Zeller na navegação a bordo do UTV Polaris.

No box de Luiz Facco e Humberto Ribeiro é só alegria. A dupla conseguiu fazer uma prova limpa do começo ao fim e garantiu o tempo mais rápido entre os carros. “Estamos bem felizes com o resultado, tivemos um ano difícil porque estamos desenvolvendo um carro novo. Essa foi a primeira vez que conseguimos completar bem, então é muito positivo. Claro que queremos vencer a prova, porém o nosso principal objetivo é sair daqui com a certeza que estamos no caminho certo para ir para o Sertões. Mas é muito bom ganhar!”, mencionou Humberto Ribeiro.

“A prova foi uma de cross country de verdade. O piloto andava muito no visual, tinham vários obstáculos mesmo difícil e alternava bastante, piso duro comlama, lama com eucalipto no escape, com pedra, no trecho tipo de savana a atenção foi redobrada para saber que estávamos no caminho certo”, concluiu o navegador.

Neste domingo, 02, o segundo dia terá uma especial mais rápida e é uma prova completamente diferente. Começa estilo WRC, muita curva de alta, sobe, desce, top. Depois entra em uma região mais travada e quando pensa que está tudo acabando, volta para pedras até o final com o deslocamento até o Lages Garden Shopping.

A largada terá início às 8h15 em Rio Rufino em frente a Prefeitura Municipal. A chegada está prevista para às 12h30, no Lages Garden Shopping, após 225 quilômetros de aventura, completando os 525 quilômetros entre especiais e deslocamentos nos dois dias de disputas. A cerimônia de premiação será na praça de alimentação do Lages Garden Shopping e está prevista para as 14h30.

O grid é formado pelas categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros, que marcam pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (7ª e 8ª etapas).

A 6ª edição do Rally Rota Santa Catarina é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da American Oil, Queijo & Cia, Pereira Publicidade Visual, JZago Center, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio, Kaka Auto Show, Abreu & Garcia Vinhos de Altitude e Zanoello.

O apoio institucional é da Prefeituras Municipais de Lages, Rio Rufino, Bom Retiro, Urupema, Capão Alto, Painel e Bocaína do Sul. Além do apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Salvamed, Amures - Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, FIESC-SESI, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina.

A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, da FAUESC - Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e F.C.M - Federação Catarinense de Motociclismo.

Confira os resutados do Rally Rota SC 2017 - Sábado (primeiros colocados):

Carros

1) #310 Luiz Facco/Humberto Ribeiro, Acelera Siriema, Protótipo T1, 02h46min16
2) #322 Michel Terpins/Beco Andreotti, Mem Motorsport, Protótipo T1, 02h49min24
3) #311 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, FD Rally, Pró Brasil, 02h59min46
4) #305 Luís Nacif/Filipe Bianchini, MEM Motorsport, Protótipo T1, 03h00min24
5) #317 Thiago Rizzo/Léo Magalhães, Top Rally Team, Pró Brasil, 03h08min17

*Resultados completos: www.rotasc.raceweb.com.br

PROGRAMAÇÃO - RALLY ROTA SC 2017

Domingo, 02/07

DI – 65 km
DE – 130 km (SS2)
DF – 30 km
Total: 225 km

06h45 - Largada parque de apoio
Local: Lages Garden Shopping
08h15 – Largada na prova (Especial)
Local: Rio Rufino – Em frente a Prefeitura
12h30 – Previsão de chegada
14h30 - Cerimônia de premiação
Local: Lages Garden Shopping

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Foto: Doni Castilho/Dfotos

Classificados



Paceria Oficial