Rally dos Amigos: Glauber Fontoura/Minae Miyauti vencem na Pró Brasil e são Campeões Brasileiros

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Família sobe ao pódio na última etapa da temporada. Sandra Dias/Weidner Moreira garantiram a 5ª colocação na Pró Brasil, enquanto Giovanni Dias/Helena Deyama fecharam em 3º nos UTVs

9 de dezembro de 2017 – Terminou, neste sábado, com o Rally dos Amigos, a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Campeonato Brasileiro de Rally Baja (CBM) e a equipe FD Rally Team fechou com chave de ouro. Em Avaré (SP), Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311 foram os mais rápidos da Pró Brasil e, com o resultado, sagram-se Campeões Brasileiros 2017 na categoria. A dupla completou o trecho cronometrado de 120 quilômetros em 1h52m51s e, terminou o rali em terceiro na geral.

O título veio com muita emoção e adrenalina, pois a dupla se manteve focada do início ao fim, mas teve de driblar algumas adversidades no percurso repleto de curvas, trechos travados, estreitos, com lombas e reta, em meio a eucaliptos e cana-de-açúcar. “Largamos para o tudo ou nada e com o carro praticamente novo, trocamos até o motor. No km 40 já ultrapassamos nosso concorrente direto e vínhamos administrando a vantagem até que o carro apagou. Mas a equipe desenvolveu três opções de partida, uma deu certo. Voltamos e terminamos em primeiro na categoria e garantimos o título”, explicou Fontoura, piloto de uma Mitsubishi L200 Triton RS, que conquistou seu quatro título Brasileiro, o primeiro na Pró Brasil.

Veja também:

Lista de Inscritos para o Rally Caminhos da Neve em São Joaquim (SC) Lista de Inscritos para o Rally Caminhos da Neve em São Joaquim (SC)
Lista atualizada em tempo real com os competidores inscritos para o 5º evento do Brasileiro de Rally Cross Country em Santa Catarina, entre os dias 6...
Classificação atualizada do Brasileiro de Rally Cross Country após Rally Jalapão Classificação atualizada do Brasileiro de Rally Cross Country após Rally Jalapão
Entre os pilotos, Baumgart lidera na Protótipos T1 FIA, Marcos Moraes na Protótipos, Vilson Thomas na Pró Brasil, Cristiano Rocha na Super Production...

A navegação foi exigente mas Minae deu conta do recado e, no final teve muito a comemorar após uma temporada premiada, que incluiu o título do Rally dos Sertões na categoria. “A prova estava travada, com trechos bem sinuosos, outros estreitos, com mudanças de piso e deu trabalho, além de bem disputada. No geral foi tenso até a metade do percurso, mas no final somente alegria. Cumprimos nosso objetivo e fomos campeões”, pontuou a navegadora que faz dupla com Fontoura desde 2013.

“Além do título, hoje foi uma prova especial, porque minha esposa completou todo o percurso, meu filho também e todos subimos ao pódio”, comemora Fontoura. A esposa, piloto Sandra Dias, retornou ao grid do Rally Cross Country após quase duas temporadas dedicadas e vitoriosas no Rally de Regularidade. No Rally dos Amigos contou com o experiente navegador mineiro Weidner Moreira. A dupla da Mitsubishi L200 Triton RS #354 ficou com a 5ª colocação na Pró Brasil e, ainda, fechou em 9º na geral com 2h06m50s.

“Que prova maravilhosa com o estilo bem Cross Country, trechos travados, variações de piso e estava com saudades de tudo isso aqui. Tivemos um problema no meio da Especial mas retornamos e só tenho a agradecer ao Weidner pela ótima navegação", ressalta Sandra que completa: “Estava focada na prova, mas com a cabeça voltada também para o Giovanni que está no seu segundo rali. Preocupação de mãe, mas orgulhosa demais com o desempenho do filho.”

Nova geração de pilotos - E o jovem de 15 anos garantiu o segundo pódio em sua segunda prova, desta vez, ao lado da piloto Helena Deyama que tem que 22 anos de off-road e foi como navegadora. A dupla #123 terminou em 3º na UTV Marathon Infantil (2h09m59s) e fez, ainda, o 12º tempo da geral, em meio a 26 UTVs. “Achei essa prova mais rápida que a de Lençóis Paulista (Rally Rota Sudeste) e estávamos bem até que no km105, com o problema na homocinética, tive de tirar o pé. Mas aprendi bastante com a Helena e estou cada vez mais gostando disso tudo”, afirma Giovanni Dias, a bordo de um UTV Can-Am Maverick X3, que tudo indica vai seguir os caminho dos pais.

Já Helena foi além: “Fomos prejudicados logo no início, pois ficamos sem o intercomunicador e ele parou de me ouvir, andamos mais de 100km assim, somente na mímica. Mas percebi que o Giovanni tem talento, seguiu minhas orientações e fico muito contente porque essa é a nova geração do rali brasileiro.”

Participaram do 20º Rally dos Amigos motos, quadriciclos, UTVs e carros e foram definidos os campeões da temporada. Os competidores voltarão a se reunir em 10 e 11 de março, na abertura da temporada 2018, em Minas Gerais.

Para acompanhar as notícias da equipe acesse a página no Facebook: @equipefdrallyteam e Instagram:@fdrallyteam. A FD Rally Team, de Barueri/SP, conta com patrocínio da FD Stands & Displays e apoio da SFI Chips.

Resultado – 20º Rally dos Amigos – 9/12 (Avaré/SP)

Categoria Carros – Geral (10 primeiros)
1º Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, 1h51min10s - 1º Protótipos T1
2º Michel Terpins/Beco Andreotti, 1h52min07s - 2º Protótipos T1
3º Glauber Fontoura/ Minae Miyauti, 1h52min51s – 1º Pró Brasil
4º Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 1h54min05s – 3º Protótipos T1
5º Rodrigo Meinberg/Luis Felipe Eckel, 1h55min56s – 2º Pró Brasil
6º André Miranda/Alison Pedroso, 2h45min58s – 3º Pró Brasil
7º Ivan Terni/João Stal, 2h03min57s – 4º Pró Brasil
8º Pietro Neto/Christina Xavier, 2h06min35s – 1º Super Production
9º Sandra Dias/Weidner Moreira, 2h06min50s – 5º Pró Brasil
10º Paulo de Goes/Jhonatan Ardigo, 2h09min43s – 1º Production T2

Categoria UTV – Marathon Infantil
1º Guilherme Di Massi/ Elton Amorim, 2h03min09s
2º Thiago Torres, 2h03min26s
3º Giovanni Dias/Helena Deyama, 2h09min59s

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki
Foto: Sanderson Pereira/PhotoEsporte

Classificados



Paceria Oficial