Rally Minas Brasil: equipes investem em novos equipamentos para buscar o título da temporada 2018

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Duas grandes promessas serão alinhadas no grid do Rally Minas Brasil. Com tecnologia de ponta, o UTV Can Am Maverick X3 de 172 HP e a picape Ford Ranger serão as estrelas da etapa de abertura da temporada 2018 do rali nacional

A etapa de abertura do Brasileiro de Rally Cross Country e Brasileiro Rally Baja 2018 vem com muitas novidades, a começar pela estreia de uma nova prova para o calendário nacional: o Rally Minas Brasil – organizado pela Rallymakers. O evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de março, na cidade de Conceição do Mato Dentro, MG – a 145 quilômetros da capital mineira.

A cada nova temporada, surge a expectativa para apresentação de novos veículos ou tecnologias aprimoradas. E eis que em 2018, nasce uma promessa entre os carros: a Ford Ranger, desenvolvida e preparada pela X Rally Team em parceria com a empresa sul-africana Neil Woolridge Motorsport – detentora do projeto.

De acordo com o chefe de equipe da X Rally Team, Beco Andreotti, esta é uma concepção inovadora que, depois de ser validada na África do Sul, foi cuidadosamente adaptada para a realidade do Brasil: a X Rally Ford Ranger “O carro foi concebido e construído para o rali, sob as condições de terrenos mais severas da África do Sul. É um veículo que tem grandes conquistas (sétimo lugar no Rally Dakar 2018) e diversas vitórias em etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Possui um índice de aproveitamento extremamente alto”, contou Andreotti, que também é navegador. Ele destacou que a Ford Ranger é uma nova opção para o mercado brasileiro, para os pilotos que querem acelerar um carro com tecnologia de ponta e baixo custo de manutenção. “Essa máquina tem um custo menor por km, com peças e estruturas mais robustas, aguenta fortes pancadas e tem manutenção mais rápida”.

Veja também:

Classificação atualizada do Brasileiro de Rally Cross Country após Rally dos Sertões Classificação atualizada do Brasileiro de Rally Cross Country após Rally dos Sertões
Entre os pilotos, Mauro Guedes lidera na T1, Marcos Moraes na Protótipos, Vilson Thomas na Pró Brasil, Cristiano Rocha na Super Production, Paulo...
Sertões: Quarto título seguido para os carros da X Rally Team Sertões: Quarto título seguido para os carros da X Rally Team
Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio protagonizaram disputa com os tricampeões Cristian Baumgart e Beco Andreotti para conquistaram o primeiro título...

A Ranger possuiu motor Ford Mustang de 5.0L-4V V8, sistema eletrônico Motec, 260 Kw a 4500 r/min, torque de 560 Nm a 4.100 r/min. A suspensão de Cromolibidenio com dois amortecedores BOS por roda, freio Toyota Land Cruiser, câmbio sequencial de 6 marchas. O tanque de combustível com capacidade de 520 litros, ar condicionado na cabine, bancos e cinto Sparco REVII. “Um carro FIA construído no Brasil. Um sonho realizado pela X Rally Team”, enfatizou Andreotti.

Outra grande promessa para 2018, mas agora na categoria UTV, é o Can Am Maverick X3 X rs Turbo R de 172HP – lançado no ano passado e que já conquistou o título no Rally Dakar, com o piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin. Este UTV traz uma mecânica altamente robusta e de alto desempenho, atingindo de 0 a 96km/h em 4.4 segundos, com o motor de Eficiência Avançada de Combustão (ACE) Rotax turbocharged. Outro destaque é o sistema de suspensão e os amortecedores FOX Podium, que oferecem extrema segurança e estabilidade. A suspensão traseira de quatro links TTX dispõe de curso de 61 centímetros. O sistema oferece braço oscilante de três pontos de conexão, dedicados a controlar a inclinação, o que permite geometria perfeita e ininterrupta mesmo em final de curso. O resultado é a transferência de potência às rodas, sem solavancos, a resposta precisa da direção e a maior confiança em altas velocidades.

Esses e tantos outros veículos entre motos, quadriciclos, UTVs e carros poderão ser conferidos e observados ao longo do Rally Minas Brasil. Entre sábado e domingo serão aproximadamente 300 quilômetros de disputas, nos quais pilotos e navegadores vão acelerar e encarar diversos obstáculos naturais. “Os relevos de Conceição do Mato Dentro nos deram a oportunidade de oferecer aos competidores uma prova ao verdadeiro estilo cross country. Ou seja, teremos um roteiro bastante técnico, com subidas e descidas íngremes, trechos de trial, curvas e demais obstáculos que pedirão experiência dos competidores”, declarou o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.

Faltam apenas nove dias para o evento, então, quem ainda não se inscreveu é bom se apressar. As inscrições podem ser realizadas por meio do site: www.rallymakers.com.br.

O Rally Minas Brasil é uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, com organização da Rallymakers

Supervisão: CBM, CBA, FMEMG, FMA e RCMG

Liberdade de Ideias
Isis Moretti
Foto: Doni Castilho/DFOTOS

Classificados



Paceria Oficial