Segunda, 14 Agosto 2017 10:28

Sertões 2017: Gunter Hinkelmann e Vinícius Castro confirmados para a edição de 25 anos

Dupla competirá no segundo maior rali do mundo entre os dias os 19 a 26 de agosto

São Paulo, SP - A MSL do Brasil, formada por parcerias de sucesso e que vai disputar a 25ª edição da maior prova de cross country do Brasil, entra na fase de ajustes finais, depois de muitos meses de preparação, para a largada do Rally dos Sertões. Na categoria carros, a equipe é presença garantida. A principal aposta é o bólido inscrito na categoria Pró Brasil, que terá Gunter Hinkelmann e Vinícius Castro no cockpit. A dupla espera fazer uma grande competição, que largará no dia 19 de agosto em Goiânia (GO) e termina no dia 26 em Bonito (MS).

O foco da equipe, neste momento, está na revisão de equipamentos e reuniões constantes, tanto da dupla quanto com os mecânicos da X Rally Team (equipe de preparação mecânica) e chefe de equipe, além da adesivagem. Gunter Hinkelmann aponta a importância de um planejamento bem montado para provas de grande porte. “Melhoramos completamente o carro, em relação ao set up original. A estrutura foi redimensionada para suprir a potência, somada ao câmbio Sadev. E os freios ajustados para atender a tudo isso. Realizamos treinos na última semana e tentaremos nas próximas semanas reduzir o peso da ansiedade”, declara o piloto, que participou de seis edições do Sertões.

Para a largada, o objetivo é fazer com que todos saibam exatamente quando e como agir, sem deixar de colocar em pauta toda a experiência adquirida nas edições anteriores do certame. “Compreendemos que o primeiro dia será o pior, 700 quilômetros com trechos ruins de pedras e, na sequência, teremos a etapa maratona, quando o carro não pode receber assistência mecânica da equipe. Cremos que, no restante do percurso, será uma prova rápida, de médias muito altas”, afirma Gunter.

O navegador Vinícius Castro também tem seis participações nos Sertões em seu currículo (2008, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016). “Este ano, com certeza será muito desafiador e esperamos vencer”, ressalta. E compartilha, junto com o piloto, de um fato curioso que viveram nos Sertões: “Chegamos em quinto na geral por duas vezes”, revela.

A edição comemorativa do Rally dos Sertões está repleta de desafios e com um roteiro inédito. “Como o itinerário novo, muitas cidades não conhecemos. Certamente, não haverá vantagem para nenhuma equipe e as surpresas serão para todos. A nossa expectativa é a melhor possível, pois nunca houve a condição de sentar em um carro bom. Isso só faz aumentar a responsabilidade e a ansiedade de largar”, aponta Hinkelmann.

Serão, ao todo, 3.344 quilômetros, cruzando três estados e oito cidades do centro-oeste, percurso que será nos sete dias de prova. Para o prólogo, no dia 19 de agosto, a dupla tem uma estratégia definida. “A ideia é dar o melhor, extrair o máximo do carro para poder largar o mais adiante possível”, enfatiza Gunter.

Pelo roteiro apresentado, os competidores já perceberam o grau de dificuldade que o rali terá este ano. “Desde 2016, corremos com Michelin, que são pneus de alta tecnologia, utilizados nas provas de rali pelo mundo. Realmente impressiona a performance e a durabilidade. Neste ano, usaremos o Stella, equipamento de ponta para solicitar ultrapassagens, avisar sobre quebra, entre muitos outros recursos. Com este equipamento ficará mais seguro garantir o pedido de ultrapassagem, que muitas vezes são ignoradas pelos opositores”, acrescenta o piloto americano, nascido em New York.

Em 2017, a MSL do Brasil conta com patrocínio da MSL Corporate e apoios da ICargo, IFS, Seeder, Pier17, Correias Schneider e Bandeirantes Terminais Alfandegados.

Roteiro 25ª edição do Rally dos Sertões – 19 a 26 de agosto

19/08/2017
Prólogo e Largada Promocional

1ª Etapa - 20/08/2017
Goiânia (GO ) – Goianésia (GO) – 310 km (trecho cronometrado)

2ª Etapa - 21/08/2017
Goianésia (GO) – Sta. Terezinha de Goiás (GO) – 245 km (trecho cronometrado)

3ª Etapa - 22/08/2017
Sta. Terezinha de Goiás (GO) – Aruanã (GO) - 297 km (trecho cronometrado)

4ª Etapa - 23/08/2017
Aruanã (GO) – Barra do Garças (MT) - 263 km (trecho cronometrado)

5ª Etapa - 24/08/2017
Barra do Garças (MT) – Coxim (MS) – 430 km (trecho cronometrado)

6ª Etapa - 25/08/2017
Coxim (MS) – Aquidauana (MS) – 194 km (trecho cronometrado)

7ª etapa - 26/08/2017
Aquidauana (MS) – Bonito (MS) - 310 km (trecho cronometrado)

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Foto: Luciano Santos/SigCom