Search
Close this search box.

Alternativa para gravar áudio onboard

O vídeo evoluiu, mas o áudio ficou pra trás

 

Nos últimos anos as câmeras evoluíram muito, a qualidade das lentes, velocidade e tamanho do quadro. A maioria das câmeras embarcadas nos carros de rally podem gravar em 4K e 60 quadros por segundo. Mas a parte de áudio virou um problema irritante.

As interfaces proprietárias, utilizando adaptadores proprietários com conexões USB (caros pra caramba, diga-se), raramente funcionam.

Já as câmeras que gravam em 360° nem contam com qualquer plano para gravar áudio diretamente, até as mais modernas (GoPro Max) passam batidas por esse recurso.

Se você passa por este dilema, tem uma baita câmera, mas não faz parte do grupo sortudo que dispõe da gravação do áudio do intercom de forma cristalina, temos uma solução simples e barata: Gravador de áudio digital.

Gravador de áudio digital (MP3) – A partir de R$ 139,00

A ideia é muito simples: Acionar a câmera e acionar a gravação do áudio do intercom num aparelho separado, com conexões simples, de RCA (saída do intercom, aquelas de vide-cassete) para P2 (entrada do gravador, igual de fone de ouvido). Estes aparelhinhos têm uma autonomia absurda com 2 pilhas AAA e 8Gb de espaço para MP3. Na descrição dos anúncios, afirmam que funcionaria gravando direto durante 576 horas (24 dias!).

Facilitando a vida na edição

Como o áudio será captado separado, esta solução exige a edição para juntar as 2 trilhas, de vídeo e áudio. Uma maneira simples pra ajudar nesta parte é bater uma ou duas palmas com as mãos aparecendo no vídeo. Assim fica fácil sincronizar visualizando a trilha de áudio.

Confira alguns anúncios no Mercado Livre (busca em 10/10/2020:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653864085-gravador-espio-voz-faculdade-mp3-player-grava-ate-24-dias-_JM

https://lista.mercadolivre.com.br/gravador-de-%C3%A1udio-mp3_EnvioEspecial_Normalmente