Search
Close this search box.

DAKAR 2021 – 1ª etapa: El Matador mostra sua força

Hoje começou a disputa das especiais do Dakar'21, e falando em disputa...

 

Logo nos primeiros quilômetros do dia, vimos Nasser Al-Attiyah perder terreno na especial, e ver Vaidota Zala/Paulo Fiúza despontando no início do trecho. Briga boa também entre Sainz/Cruz e Peterhansel/Boulanger que vinham empatados. E essa briga entre os Mini JCW seguiu até o final da especial, subindo as posições e chegando para decidir a vitória e liderança do Dakar’21 nesta primeira etapa.

Com 25 segundos de vantagem sobre Peterhansel/Boulanger, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz se recuperam do furo de pneu que os fez largar no meio do grid, vencem o dia e assumem a liderança do Dakar’21. Em terceiro os checos Prokop/Chytka a mais de 4 minutos dos líderes.

Destaque para os brasileiros Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan que finalizaram num excelente 11° lugar na etapa, andando num ritmo muito bom e se mantendo dentro do top20 do dia em todos os WayPoints e se colocando na liderança entre os Rookies do Dakar’21.

Gastaldi/RoldanDupla brasileira Gastaldi/Roldan compete a bordo do Buggy Century Racing

A outra dupla brasileira, formada por Guiga Spinelli/Youssef Haddad também completaram o dia, estando até o momento na 29ª posição do dia. Guiga contou em seu Instagram as dificuldades do dia, além de dois furos de pneus que comprometeu a estratégia do dia, também ficaram perdidos por um tempo na beira de um leito de rio seco.

0301carrosTop 15 nos carros nesta 1ª etapa

Entre os UTV’s, Reinaldo Varela e Maykel Justo foram os mais rápidos na especial, a dupla chegou a estar 8 minutos atrás dos concorrentes, mas buscou um ritmo forte e recuperou bastante tempo perdido. Porém, uma penalização jogou os brasileiros para quarto lugar. A dupla polonesa formada por Aron Domzala e Maciej Marton, após as penalizações aplicadas, venceu o dia de hoje com 2 minutos e 23 segundos de vantagem para os companheiros de equipe Austin Jones e Gustavo Gugelmin. Em terceiro, completou o chileno Chaleco Lopez e seu navegador Juan Vinagre.

0301 austinNavegador brasileiro Gustavo Gugelmin forma dupla com o piloto americano Austin Jones

Destaque também para a vitória de Cristina Gutierrez e Francois Cazalet entre os protótipos chamados Veiculos Leves. Nessa categoria a especial teve como líder por grande parte o piloto Kris Meeke, que até o momento não completou a especial.

0301 utvTop 10 entre os UTVs no 1º dia

Voltamos amanhã com a segunda etapa do Dakar’21, entre Bisha e Wadi Ad-Dawasir com um total de 685 quilômetros, sendo 457 de especial!

Boa sorte aos nossos brasileiros nesta primeira segunda-feira de 2021!

Texto: Felipe Costa
Foto: Eric Vargilou/DPPI, Dakar.com, Century Racing