Search
Close this search box.

CODASUR: Rally Trans Itapua 2019 – Geral de sábado e Áudio Exclusivo com Sidinei Broering

Depois da chuva torrencial que acabou por atingir a etapa que era para abrir o campeonato Sulamericano de Rally Velocidade em Posadas, Argentina, cruzamos a ponte sobre o Rio Paraná e vamos para Encarnación, Paraguai

 

Durante a semana, nos dias de levantamento, tudo parecia que o filme seria repetido: muita chuva alagando o parque de apoio e as especiais sendo marcada sobre a água que caía abundantemente sobre a margem direita do Rio Paraná, aumentando a apreensão de pilotos, navegadores e da própria organização da prova.

sabado emilio pag1

Na noite de sexta tivemos as duas primeiras especias do Rally, PE1 e PE2 Circuito Sambodromo (1.98 km), especial de asfalto que cruzava a bela Avenida Costanera, margeando o Rio Paraná e terminava no conhecido Sambodromo de Encarnación com um salto em uma rampa. No final do primeiro dia, a liderança geral da prova ficou com Alejandro Galanti de Toyota Etios R5, seguido por Gustavo Saba com o novo Volkswagen Polo R5 e Pedro Fadul de Skoda Fabia R5, todos pilotos paraguaios.

sabado codasur 2

Destaque para o único representante brasileiro na disputa: André Alegretti e o seu navegador Sidnei Broering com o Fiat Palio RC5 da Ted Racing, equipe do lendário Luis Tedesco. Após o primeiro dia, a dupla do Brasil fica na 31ª colocação geral da prova e no segundo lugar da categoria RC5.

sidao1

No segundo dia de provas, sábado, mais seis especiais: Cambryeta-Puerto Samuhu (15.24 km), Puerto Samuhu-Yerbatera San Miguel (16.10 km) e Yerbatera San Miguel-Virgen Del Rosário (23.87 km), todas sendo percorridas duas vezes cada.

O sábado foi marcado pela presença do barro nas especiais e da quebra e acidentes com grandes nomes: primeiro, o azar de Gustavo Saba que após um salto na PE4 Puerto Samuhu-Yerbatera San Miguel I acabou por destruir a suspensão traseira do lado direito do seu Polo R5.

saba qebra

Depois, Miki Zaldívar também ficaria de fora por mais uma quebra de suspensão em um Polo R5. Já na equipe Copetrol, Augustin Alonso acabou por capotar o seu Skoda Fabia R5 após um salto, danificando bastante o carro. Mais uma vítima dos saltos, Miguel Ortega também fica fora da disputa após o seu Skoda Fabia R5 cair de bico em um salto.

E as baixas não param por ai. Infelizmente, a dupla brasileira Adnré Alegretti e Sidão Broering do Fiat Palio RC5 teve um acidente na segunda especial do sábado, como você, caro leitor, pode conferir maiores com EXCLUSIVIDADE no relato por áudio do navegador da dupla:

{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/602111925&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}


sidao acidente

No final do sábado, a classificação geral da etapa ficou assim (top 10):

sabado class

Amanhã teremos mais cinco especiais, finalizando os 13 trechos cronometrados dessa etapa de Encarnación. Fique ligado!

Texto: Fernando Brondani
Fotos: Emilio Ibarra, Circulo Encarnaceno de Volantes, Codasur, Sidinei Broering, Vuelve el Patron.