WRC 🇾đŸ‡Ș Rally da SuĂ©cia 2019 🇾đŸ‡Ș CrĂŽnica da sexta-feira: Era para ter mais neve...

Avaliação do Usuårio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Onde estå a neve? Essa é a pergunta que mais se ouvia nos apoios em Torsby. Característico pela sua brancura gelada, o Rally da Suécia desse ano tem apresentado menos neve do que o esperado, mas nem por isso deixa de ser interessante

Na sexta, a ação começou na SS2 Hof-Finnskog (21.26 km), especial mais ao norte do parque de apoio e que cruza em alguns momentos a fronteira sueca adentrando na Noruega. O primeiro a abrir a disputa de verdade nas especiais suecas foi SĂ©bastien Ogier com o seu C3 WRC e logo de inĂ­cio jĂĄ encontra dificuldades de aderĂȘncia e tração para manter o seu carro no trecho. Tal falta de aderĂȘncia seria a caracterĂ­stica da Sexta e muito em função da menor quantidade de neve compactada nas especiais.

2 suecia sexta ogier

Sobre a neve, se vocĂȘ, caro leitor, gostaria de lhe explicar sobre a peculiaridade do piso na SuĂ©cia. Na etapa sueca, o piso das especiais depende intrinsecamente das condiçÔes meteorolĂłgicas do local. Para que o piso da SuĂ©cia esteja em condiçÔes perfeitas para o Rally, Ă© preciso que as temperaturas mĂ©dias durante o dia nĂŁo ultrapassem significativamente a barreira de 0 °C e Ă  noite o termĂŽmetro precisa marcar, pelo menos -10 °C para que a neve acumulada durante o dia se solidifique de maneira consistente e compactada, assegurando a rigidez do piso. Contudo, caso isso nĂŁo ocorra, durante o dia a neve que se acumula sobre o chĂŁo começa a derreter, como pudemos ver nessa sexta, e assim a terra das estradas começa aparecer em alguns pontos, formando poças de lama e arrancando os cravos dos pneus de gelo, prejudicando a aderĂȘncia dos carros.

2 suecia sexta condicoes2

Agora, depois de tal digressĂŁo machadiana, voltamos Ă  disputa. A primeira SS do dia foi vencida pelo estoniano Ott TĂ€nak da Toyota com 3 segundos de vantagem sobre Ogier e 3.8 segundos a frente de Thierry Neuville e seu Hyundai i20 WRC.

Na SS3 Svullrya 1 (24.88 km), a liderança ficou com Teemu Suninen e o seu Fiesta WRC apenas 1.1 segundos a frente do estoniano TÀnak e 1.5 segundos do terceiro posto foi completado por Thierry Neuville no Hyundai i20 WRC.

A SS4 Röjden 1 (18.1 km) foi dominada por TÀnak seguido do experiente Jari-Matti Latvala, agora o piloto com mais etapas disputadas na história do WRC, marcando 197 largadas, no terceiro posto Elfybn Evans da M-Sport 1.1 segundos atrås de TÀnak. No quarto lugar, Thierry Neuville enfrenta problemas de acerto de suspensão do seu i20 e vai caindo na tabela. Também na SS4, a lenda e bicampeão mundial, Marcus Grönholm que aos 51 anos fazia o seu retorno pontual ao WRC, fica de fora após rodar duas vezes e chocar levemente o seu Yaris WRC contra uma årvore, ficando preso na neve.

2 suecia sexta gronholm

No loop da tarde, a segunda passagem em cada uma das especiais anteriores, o piso sueco apresenta cada vez mais terra e menos neve, dificultado a vida de pilotos e navegadores. JĂĄ na SS5 Hof-Finnskog 2, a primeira vĂ­tima desse piso foi Thierry Neuville que rodou duas vezes apĂłs perder o controle do seu i20 WRC, danificando a frente do seu carro e perdendo eficiĂȘncia aerodinĂąmica nas grandes retas e trechos de alta velocidade, fato que lhe derrubou para a sexta colocação geral.

A vitĂłria na SS5 ficou com o galĂȘs da M-Sport Elfyn Evans, sucedido Jari-Matti Latvala 3.7 segundo atrĂĄs e pelo tambĂ©m finlandĂȘs Teemu Suninen. Destaque para o quase capotamento de Esapekka Lappi, com o seu Ăłculos ao estilo Timo Salonen (piloto da Ă©poca dos lendĂĄrios Gurpo B) que circulou pelas redes sociais.

Na SS6 Svullrya 2, drama para o atual campeĂŁo, SĂ©bastien Ogier. ApĂłs bater com a traseira do seu C3 WRC em um banco de neve, o francĂȘs da Citroen acaba ficando preso na neve fofa e sem nenhum espectador por perto para ajuda-lo. Fim de jogo e Rally2 para Ogier amanhĂŁ. Com isso, a vitĂłria nessa especial foi de Teemu Suninen com 5.2 segundos sobre Loeb e 5.9 segundos sobre Mikkelsen, tambĂ©m da Hyundai. JĂĄ na SS7 Röjden 2, nova vitĂłria de Evans com o Ford Fiesta WRC, escoltado por Latvala e Loeb.

2 suecia sexta suninen

Na Ășltima especial do dia, a SS8 Torsby 1, drama para os ponteiros. Latvala, assim como Ogier, erra e fica preso na neve. Suninen enfrenta problemas com a fixação dos farĂłis auxiliares do seu Fiesta WRC, perdendo preciosos segundos para Tanak. No final da sexta-feira temos o finlandĂȘs surpreendendo a todos e liderando a classificação geral, pela primeira vez na sua carreira, do Rally com 2 segundos de vantagem sobre Ott TĂ€nak e 17 segundos sobre Andreas Mikkelsen da Hyundai, enquanto SĂ©bastien Loeb, que nĂŁo foi mencionado atĂ© agora, ocupa um modesto 6Âș lugar na geral ao estar se adaptando na neve com o seu novo carro.

Confira a classificação final de ontem (top 15). Clique aqui para acompanhar os tempos ao vivo neste såbado!

2 suecia sexta class

Fique ligado para a cobertura de sĂĄbado aqui no blog Shakedown do Rallybr.

Texto: Fernando Brondani
Foto: WRC/Rally Sweden/Divulgação

 

Shakedown nas Redes

Classificados



Paceria Oficial