WRC 🇸🇪 Rally da Suécia 2019 🇸🇪 Crônica do sábado: Tänak em uma galáxia, muito, muito distante

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Mais um dia de competição na gelada Escandinávia, agora com a liderança consolidada do estoniano Ott Tänak e o seu rápido Toyota Yaris WRC

A disputa do sábado começou na SS9 Rämmen 1 (23.3 km) com a vitória do finlandês Jari-Matti Latvala que após se retirar na última especial da sexta-feira, marcou o melhor tempo no primeiro trecho cronometrado do sábado, seguido por Ott Tänak e Sébastien Ogier.

2 suecia sabado latvala

Veja também:

WRC: Considerações Meridionais + 🇨🇱 Rally Chile 2019 🇨🇱 WRC: Considerações Meridionais + 🇨🇱 Rally Chile 2019 🇨🇱
Uma breve visão sobre a rodada dupla do Mundial de Rally de Velocidade pela América do Sul...
Galerias de fotos do WRC Chile Galerias de fotos do WRC Chile
Este post vai reunir as fotos durante a cobertura in loco do WRC Chile com o nosso correspondente Fernando Brondani. Fique ligado...

Na SS10 Hagfors 1(23.40 km), Sébastien Ogier a bordo do seu Citroen C3 WRC marcou o melhor tempo 1.9 s na frente de Ott Tänak e 5.4 segundos de Thierry Neuville da Hyundai. Já o finlandês Teemu Suninen teve o azar de bater num banco de neve próximo ao final da especial, ficando preso na neve e tendo que ser auxiliado pelos espectadores próximos para empurrar o seu Fiesta WRC.

Na SS11 Vargasen 1 (14.21 km), especial famosa pelo seu salto na Colin’s Crest, em homenagem ao grande piloto escocês já falecido Colin McRae, foi vencida novamente por Ogier, mas com apenas 0.1 segundos de vantagem sobre Neuville e 2.4 segundos sobre Teemu Suninen.

2 suecia sabado suninen

Já a segunda passada na SS12 Rämmen foi vencida pelo estoniano Ott Tänak, seguido pelo finlandês Esapekka Lappi 2.1 segundos atrás e Teemu Suninen 5 segundos distantes do líder. Tal vitória do piloto estoniano lhe conferiria uma sólida primeira colocação geral da etapa ao abrir mais de 40 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o norueguês da Hyundai, Andreas Mikkelsen.

Na SS13 Hagfors 2, novamente Ott Tänak ficou com a primeira posição da especial, seguido de Neuville e Lappi. Nesse mesmo trecho, o estoniano aumenta 11 segundos a sua liderança sobre Mikkelsen em função de uma rodada do piloto norueguês do i20 WRC que foi parar no meio da neve.

E por falar em neve, ligeiramente mais presente no sábado do que na sexta-feira, especialmente pela manhã, na SS14 Vargasen 2, Jari-Matti Latvala roda mais uma vez pouco após a largada da especial e fica no meio da neve. Também outra vitima sortuda da neve, Thierry Neuville roda o seu i20 WRC, mas com sorte consegue recuperar o controle do carro. A especial 14 seria vencida por Ogier por 1.6 segundos de vantagem sobre Neuville, sendo que o francês teve a sorte de na Colin’s Crest raspar em um inflável após ir demasiadamente pro lado no famoso salto.

2 suecia sabado ogier

E quem anda forte, também bate forte. Ainda na SS14, Teemu Suninen perde o controle do seu Fiesta WRC em uma curva de alta, batendo num banco de neve e indo de encontro a uma árvore. Com o impacto, a traseira do seu Fiesta fica gravemente danificada e a gaiola de proteção acaba por entortar bastante, fato que dependendo da avaliação dos comissários de segurança da FIA poderá servir como motivo de exclusão do finlandês da prova, caso seja impossível a reparação adequada de seu carro.

2 suecia sabado suninen quebra

Antes de irmos para as últimas especiais do dia, uma breve passada pela “Segunda divisão” do WRC: Na WRC2 Pro, Mads Ostberg, de C3 R5, segue liderando folgadamente a categoria com mais de 3 minutos de vantagem sobre o jovem e promissor piloto finlandês Kalle Rovanperä da Skoda, seguido do britânico Gus Greensmith de Fiesta R5 e do atual campeão finlandês Eerik Pietarinen na quarta posição também de Skoda Fabia R5.

Agora sim, os últimos estágios do dia: SS15 Karlstadt 2 e SS16 Torsby 2: Na SS15, o clássico Super Prime da Suécia onde os carros largam em duplas e competem entre si para delírio do público, o melhor tempo ficou com Ott Tänak, 0.6 segundos à frente de Esapekka Lappi. Na última especial do dia, SS16 Torsby, famosa pelo seu traçado vizinho ao parque de apoio e pelas suas escavadeiras gigantes ao lado da pista, a vitória ficou com Thierry Neuville após marcar um impressionante tempo com 0.9 segundos de vantagem sobre Lappi em um trecho de somente quase 3 quilômetros.

2 suecia sabado neuville

Assim terminamos o dia de sábado. Tänak permanece na liderança com quase 1 minuto de vantagem e praticamente uma performance de outro planeta em relação aos demais. Em contrapartida, a disputa pelos demais lugares do pódio permanece plenamente aberta sendo Mikkelsen e Lappi empatados tecnicamente em 2° e 3° lugares, respectivamente.

2 suecia sabado class

Texto: Fernando Brondani
Fotos: WRC/Divulgação

Shakedown nas Redes

Classificados



Paceria Oficial