WRC 🇲🇽 Rally do México 2019 🎺 ¡Andale! ¡Arriba!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sol, altitude e muita poeira. Assim começaremos a primeira etapa 100% na terra do WRC e aqui no blog Shakedown do Rallybr você ficará sabendo de tudo o que acontecerá no México.

Situado na cidade de León, o Rally Guanajuato México é tradicionalmente conhecido por ser a etapa inicial dos rallies de terra. O Rally do México tem algumas peculiaridades: além das altas temperaturas, grande parte das especiais mexicanas são disputadas sob condições de ar rarefeito, haja vista que os trechos cronometrados do Rally de Guanajuato são quase todos disputados a 2000 metros acima do nível do mar, passando pela Sierra de Guanajuato e a Sierra de Lobos. Tais fatores além de influenciar diretamente o desempenho de máquinas e competidores, tornam o WRC do México uma etapa única.

3 mexico abertura serras

Veja também:

EXCLUSIVO 🇵🇹 Galerias com mais de 130 fotos do WRC Portugal EXCLUSIVO 🇵🇹 Galerias com mais de 130 fotos do WRC Portugal
Confira as galerias de fotos exclusivas do fotógrafo Márcio Machado no WRC portugal...
WRC: Considerações Meridionais + 🇨🇱 Rally Chile 2019 🇨🇱 WRC: Considerações Meridionais + 🇨🇱 Rally Chile 2019 🇨🇱
Uma breve visão sobre a rodada dupla do Mundial de Rally de Velocidade pela América do Sul...

No dia de hoje, quinta-feira (07), a ação começou já no trecho de Shakedown Llano Grande (5.31 km), o qual foi vencido por Kris Meeke e Seb Marshall com o Toyota Yaris WRC, seguidos por Andreas Mikkelsen e Anders Jaeger de Hyundai i20 WRC e Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul, também da equipe coreana. Destaque para o susto do atuais líderes do campeonato, Ott Tänak e Martin Jarveoja, que pouco antes do final do Shakedown tiveram uma pane em um dos sensores do motor do seu Yaris WRC que ficou parado na estrada.

3 mexico abertura tanak

Tempos do Shakedown:

POSIÇÃO PILOTO CARRO TEMPO
1. Kris Meeke Toyota Yaris 3min 44.2sec
2. Andreas Mikkelsen Hyundai i20 + 0.1sec
3. Thierry Neuville Hyundai i20 + 0.3sec
4. Dani Sordo Hyundai i20 + 0.4sec
5. Sébastien Ogier Citroën C3 + 0.9sec
6. Jari-Matti Latvala Toyota Yaris + 1.2sec
7. Elfyn Evans Ford Fiesta + 1.3sec
8. Esapekka Lappi Citroën C3 + 2.5sec
9. Teemu Suninen Ford Fiesta + 4.3sec
10. Benito Guerra Skoda Fabia + 15.7sec

Logo mais, ainda na quinta-feira, a disputa começa para valer na primeira especial mexicana, o icônico SS1 - Street Stage GTO (1.14 km) que passa pelo centro histórico de Guanajuato, logo após a largada promocional do evento.

3 mexico abertura tunel

Na Sexta-feira (08), logo no primeiro trecho do dia, vale destacar a monstruosa especial El Chocolate com os seus 31.57 km e 2650 metros acima do nível do mar. Ao que tudo indica, já nessa especial de sexta poderemos ter as primeiras baixas no rally mexicano. Para se ter uma ideia da complexidade do Rally de Guanajuato, em função do ar rarefeito, os motores perdem, em média, 20% de sua potência total, além de sofrer com constantes problemas de superaquecimento.

No Sábado (09), os destaques ficam para as especiais El Brinco, com o seu característico salto e para Otates, outro trecho gigantesco de 32.27 km.

3 mexico abertura elbrinco

No domingo e último dia de disputa, com apenas 3 especiais, mas que percorre mais de 60 km ao total, destacamos o Power Stage (PWS) em Las Minas com os seus 10.72 km derradeiros para definir quem será o vencedor no México.

E aí, leitor? Qual é a sua aposta? Quem irá subir ao pódio para fazer o famoso brinde com cerveja Corona? Lembre-se que todas as especiais no México começarão com 3 horas de atraso em relação ao horário de Brasília. Fique ligado na cobertura do Rallybr ya pues y vamonos cabrón!.

Confira os horários das largadas (hora de Brasília):

3 mexico abertura itinerario

Texto: Fernando Brondani
Fotos: WRC, Jaanus Ree/RedBull, Toyota Gazoo Racing

Shakedown nas Redes

Classificados



Paceria Oficial