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WRC 2021: #AgoraVai (ou quase isso!)

Por incrível que pareça, o mundo não acabou e nós teremos WRC aqui no RallyBR

 

Ao que tudo indicava, a profecia maia acerca do fim do mundo estava atrasada. Se antes, a previsão que tínhamos para o fim de tudo ocorreria em 2012, chegamos perto disso nesse ano louco que passou em 2020. Quem apostava suas fichas no cenário mais apocalíptico acabou perdendo todo o seu saldo para a banca, haja vista que, apesar dos pesares, o mundo não acabou! Tudo bem que o ano de 2021 chegou e nada mudou drasticamente, inclusive, há quem diga que no dia 1/1 começamos, na verdade, o ano 2020 – parte 2. Pois bem, sem mais divagações, após alguns meses sem escrever, volto para a casa do Rallybr para esboçar algumas linhas sobre o que teremos (ou tentaremos ter!) durante a temporada de 2021 do Mundial de Rally.

Depois de um ano atípico e com uma temporada que se encerrou no “é o que temos” em Monza, os franceses da Toyota, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia foram consagrados como campeões mundiais pela sétima vez e por três marcas diferentes (Volkswagen, Ford e Toyota). Já no campeonato de construtores, a Hyundai, liderada pelo carismático Andrea Adamo, terminou o ano de 2020 como campeã.

antes 02 ogierIngrassia e Ogier conquistam seu sétimo título na carreira. Foto: Janus Ree / Red Bull Pool Content – Facebook

Mas vamos para alguns destaques para 2021. O que mudou?

O canto dos cisnes

Com o perdão da metáfora, mais do que cisnes, teremos o último ano de “canto” dos motores 100% a combustão, visto que o ano de 2021 será o último de uma era. Desde 1987, quando o mundial de rally adotou o as regras do Grupo A, não havia uma mudança tão drástica no regulamento. Por quê? A partir do ano que vem, teremos a adoção de veículos híbridos e com potência na casa dos 500 hp, mas, obviamente, isso é um assunto para 2022. Portanto, possivelmente, aproveite o som de um WRC enquanto você pode.

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Ano novo, pneu novo

Bem, temos algumas mudanças significativas e interessantes para essa temporada de 2021. Por exemplo, o fornecedor oficial de pneus para o campeonato deixa de ser a marca francesa da Michelin e passa agora a ser a Pirelli, marca conhecida desde os anos 1970 no WRC. Agora os italianos terão um contrato de fornecimento exclusivo para o campeonato durante as próximas três temporadas. O que isso poderá afetar na disputa? Ainda é cedo para dizer, mas certamente teremos alterações nos compostos dos pneus, levando, por consequência, a possíveis mudanças tanto na aderência como no consumo durante as provas, fato que exigirá adaptações entre os competidores.

antes 03 pneuPirelli volta a ser a fornecedora exclusiva do campeonato. Foto: WRC.com

Rally na Terra… do Papai no Noel!

O calendário de 2021 conta com mudanças. Tendo em vista as limitações em função da atual pandemia, para reduzir o número de viagens e as distâncias percorridas para competidores, organizadores e todas as pessoas envolvidas durante uma etapa do WRC, o calendário do Mundial de Rally, durante o primeiro semestre do ano, será disputado majoritariamente na Europa. Aqui cabe o destaque para a nova etapa adicionada ao certame: WRC Arctic Rally Finland, entre os dias 26 a 28 de fevereiro. Essa será a segunda etapa em território finlandês, além do tradicional e mitológico Rally dos 1000 Lagos no segundo semestre. Tal etapa será disputada na região da Lapônia, sendo sediada na cidade de Rovaniemi, a Terra do Papai Noel, próxima ao Círculo Ártico e com temperaturas que chegam aos -30 °C durante o inverno no hemisfério norte, ou seja, teremos muita neve!

antes 04 articTeremos muita neve no Arctic Lapland Rally 2021 – Foto: Taneli Niinimäki / AKK – Facebook.com

Latvala troca o banco de competição pela cadeira de diretor

Após quase 20 anos como piloto, largar em mais de 200 provas e ter 18 vitórias em seu currículo, o finlandês Jari-Matti Latvala recebeu uma ligação telefônica importante com código de área +81. E o que isto significa? Caro leitor desavisado, aquele código de área no identificador de chamadas era muito peculiar até então, pois a chamada era do Japão. Há quem diga que entre a amistosa conversa entre Jari-Matti e Akio Toyoda com o pretexto de marcar um churrasco (sushi, ou seja lá qual for o prato típico da Finlândia então), surge a possibilidade: “Jari, sei que você tem uma bela carreira no WRC, mas que tal assumir o posto deixado pelo Tommi na equipe?”. Jari-Matti pensativo, ainda em dúvida se estaria na hora de trocar o banco concha do carro por uma cadeira com rodinhas no centro de gestão da equipe, responde: “Claro, Seu Toyoda! Por que não?” E assim, especialmente após esse diálogo fictício mas possivelmente factível inventado por este que vos escreve, Jari-Matti Latvala assume a direção de equipe da Toyota Gazoo Racing, tendo em seu ótimo plantel de pilotos ninguém menos do que seu ex-companheiro de equipe na VW, Sébastien Ogier, o rápido galês Elfyn Evans e o piloto mais promissor do atual grid do WRC, seu compatriota Kalle Rovanpera.

antes 05 latvalaJari-Matti Latvala agora será o chefe da Toyota da Gazoo Racing no WRC. Foto: facebook.com/JariMattiLatvala

E quando começa?

A abertura do campeonato de 2021 será no tradicionalíssimo Rally de Monte-Carlo, entre os dias 21-24 de janeiro. Ainda assombrado pelo fantasma da pandemia, a etapa nas cercanias de Gap (França), possivelmente, será sem a presença do público, ou então, de modo restrito aos expectadores (teoricamente, claro). Fique ligado no blog Shakedown, aqui no RallyBr para a cobertura dessa belíssima prova, seja com neve, black ice, asfalto molhado ou asfalto seco. Até lá

antes 06 thierryThierry Neuville, vencedor do Rallye de Monte-Carlo do ano passado, em testes para a edição de 2021. Foto: Olivier Wintenberger – Photographie

Quadro de horários Rallye de Monte-Carlo 2021 – Fonte: ewrc-results.com:

1. etapa
PE1 Saint-Disdier – Corps 20.58 km 21. 1. 14:08 – [11:08 America/Sao_Paulo]
PE2 Saint-Maurice – Saint-Bonnet 20.78 km   15:06 – [12:06 America/Sao_Paulo]
  Flexi Service A – Gap – 45+3 min   16:11
  Total da etapa 41.36 km
2. etapa
  Service B – Gap – 15+3 min 22. 1. 05:04
PE3 Aspremont – La Bâtie-des-Fonts 1 19.61 km   06:10 – [03:10 America/Sao_Paulo]
PE4 Chalancon – Gumiane 1 21.62 km   07:28 – [04:28 America/Sao_Paulo]
PE5 Montauban-sur-l’Ouvèze – Villebois-les-Pins 1 22.24 km   09:01 – [06:01 America/Sao_Paulo]
  Service C – Gap – 40+3 min   10:46
PE6 Aspremont – La Bâtie-des-Fonts 2 19.61 km   12:17 – [09:17 America/Sao_Paulo]
PE7 Chalancon – Gumiane 2 21.62 km   13:38 – [10:38 America/Sao_Paulo]
PE8 Montauban-sur-l’Ouvèze – Villebois-les-Pins 2 [Cancelado] 22.24 km   17:41 – [14:41 America/Sao_Paulo]
  Flexi Service D – Gap – 45+3 min   16:18
  Total da etapa 126.94 km
3. etapa
  Service E – Gap – 15+3 min 23. 1. 05:19
PE9 La Bréole – Selonnet 1 18.31 km   06:30 – [03:30 America/Sao_Paulo]
PE10 Saint-Clément – Freissinières 20.48 km   08:18 – [05:18 America/Sao_Paulo]
  Service F – Gap – 45+3 min   10:28
PE11 La Bréole – Selonnet 2 18.31 km   12:08 – [09:08 America/Sao_Paulo]
  Total da etapa 57.10 km
4. etapa
PE12 Puget-Théniers – La Penne 1 12.93 km 24. 1. 08:30 – [05:30 America/Sao_Paulo]
PE13 Briançonnet – Entrevaux 1 14.31 km   10:08 – [07:08 America/Sao_Paulo]
PE14 Puget-Théniers – La Penne 2 12.93 km   10:45 – [07:45 America/Sao_Paulo]
PE15 Briançonnet – Entrevaux 2 [Power Stage] 14.31 km   12:18 – [09:18 America/Sao_Paulo]
  Total da etapa 54.48 km
  Total do evento 279.88 km

Texto: Fernando Brondani
Fotos: WRC, Janus Ree / Red Bull Pool Content, TGR, Olivier Wintenberger