Dakar - Dia 1: os favoritos se apresentam!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dia curto, apenas 84km de especial, mas o suficiente para que os principais favoritos se destacarem!

Entre as motos, 4 marcas entre os 5 primeiros, com Joan Barreda e sua Honda ditando o ritmo. Atrás dele, Quintanilla de Husqvarna, Brabec também de Honda, van Beveren de Yamaha e Sam Sunderland de KTM. Honda e KTM dominam o top10 com 4 e 3 pilotos respectivamente. Foi um dia curto, e hoje os pilotos encaram uma especial de 342km com muita navegação. Destaque para a mudança na ordem de largada, já que as motos largarão atrás dos carros, o que pode ajudar os pilotos a encontrar o caminho correto.

Entre os quadriciclos, Nicolas Cavigliasso dominou o dia, andando forte durante toda a etapa e abrindo quase 4minutos de vantagem o compatriota Jeremias Ferioli. Em 3º aparece o tcheco Tomas Kubiena que fez uma especial limpa. Nelson Sanabria marcou o 6° tempo depois de andar em 3º durante quase toda a especial, mas enfrentou problemas com as dunas no trecho final e perdeu cerca de 10minutos para o líder.

Veja também:

VÍDEO - Melhores momentos do Rally Dakar nos carros VÍDEO - Melhores momentos do Rally Dakar nos carros
Créditos: Rally Dakar...
Equipe X Rally Team se destaca e conclui seu primeiro Dakar entre os dez melhores nos UTVs Equipe X Rally Team se destaca e conclui seu primeiro Dakar entre os dez melhores nos UTVs
41ª edição do maior rali do mundo chegou ao fim nesta quinta-feira (17) com trajeto entre Pisco e a capital Lima; Marcos Baumgart e Kleber Cincea...

Entre os pesados, Edward Nikolaev venceu, mas não terá tarefa fácil. Ele será perseguido pela esquadra da Iveco, com Van Genugen saindo em segundo, Villagra em terceiro e de Rooy logo atrás. Kamaz e Iveco dominaram a etapa colocando 7 caminhões no top 10 da etapa de ontem.

Entre os SxS, respeito aos atuais campeões, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que venceram a primeira especial e mostraram a força do favoritismo. Aliás, que especial hoje para os competidores sul-americanos, no top10 temos 3 duplas brasileiras, 3 duplas chilenas e uma peruana. A categoria promete disputas intensas, a Can-Am dominou o top10 com apenas Ignacio Casale e seu Yamaha figurando na 4º posição. Dia muito bom para Marcos Baumgart/Kleber Cincea e Bruno Varela/Maykel Justo que marcaram os 7º e 10° tempo na especial. Lourival Roldan navegando para o português Miguel Jordão, está na 11ª colocação e a dupla Cristian Baumgart/Beco Andreotti fizeram o 17º tempo na etapa.

Entre os carros, a disputa do dia ficou entre Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel e Carlos Sainz/Lucas Cruz. A dupla da Toyota venceu o dia, com 1m59s de vantagem para os espanhóis da Mini. Destaque também para Jakub Przygonski/Tom Colsoul e seu Mini All4 na terceira posição. Outros postulantes ao títulos tiveram uma etapa mais cautelosa e alguns inconvenientes, como o furo de pneu de Peterhansel/Castera que marcaram apenas o 9º tempo e Loeb/Elena que ficaram apenas na 16ª posição.

A etapa de hoje será diferente, com os carros abrindo a especial, exigindo muito dos navegadores. O trabalho de Baumel, Cottret, Elena e cia será árduo e pode trazer muitas emoções para o dia de hoje.

A especial de hoje merece atenção especial para os craques da navegação. Atenção para Paulo Goncalves e Sam Sunderland entre as motos, Nelson Sanabria entre os quadriciclos, os trios pilotados por Nikolaev da Kamaz e de Rooy da Iveco entre os caminhões.
Nos SxS, deve ser mais uma boa etapa para a dupla da Can-Am, Varela/Gugelmin, mas olho também em Miguel Jordão/Lourival Roldan e Cristian Baumgart/Beco Andreotti.

Já entre os carros, o resultado de ontem não deve se repetir. Vejo alguns problemas para Nasser e Baumel abrindo a especial. Destaque para as duplas da Mini e seus navegadores experientes, além de Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz e Jakub Przygonski/Tom Colsoul.

Será um dia cheio! Boa sorte aos competidores, principalmente para os brasileiros!

Foto: Florent Gooden/Dakar

Shakedown nas Redes

Classificados



Paceria Oficial