Dakar - Dia 2: Shows de Loeb/Elena e Varela/Gugelmin

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A etapa de ontem, com 342km de especial mostrou a cara do que será o Dakar deste ano: Muita areia, muitas dunas e muita navegação.

Entre as motos, o atual campeão Mathias Walkner, travou uma bela disputa durante toda a especial com Ricky Brabec, vencendo ao final do dia com 22 segundos de vantagem. Barreda Bort começou com dificuldades a etapa, mas se recuperou e marcou o terceiro tempo, mantendo a liderança geral da prova. O top3 do Dakar é composto por Barreda, Walkner e Brabec.

Entre os quadriciclos, domínio absoluto de Cavigliasso, que venceu novamente e já tem 21minutos de vantagem na geral do Rally. Dia ruim para Ferioli e Nelson Sanabria, que deixaram o top3 do Rally. Cavigliasso é seguido de longe por Gustavo Gallego e Alexandre Giroud.

Entre os caminhões, excelente dia para o trio da Kamaz pilotado por Nikolaev, que venceu a etapa e abriu vantagem para os Iveco’s de De Rooy e Villagra.

Entre os carros, um show da dupla Sebastien Loeb/Daniel Elena! Venceram a especial, subiram para o top5 na geral da prova e deixaram muitos favoritos para trás. Dia difícil para Sainz/Cruz e Nasser/Baumel que enfrentaram dificuldades na navegação, e ainda um furo de pneu para o piloto do Qatar. Ruim também para Peterhansel/Castera, que ficaram quase 20minutos nas areias do Peru com problemas elétricos em seu Buggy Mini. Destaque para Nani Roma e Alex Bravo que chegaram a apenas 8s de Loeb/Elena e também para De Villiers/Zitzewitz que assumiram a liderança do Dakar 2019 com sua Toyota. A baixa de hoje foi o argentino Orly Terranova, que teve uma lesão nas costas e precisou ser retirado de helicóptero da especial.

Entre os SxS, dia de muita emoção para os brasileiros. Bruno Varela/Maykel Justo enfrentaram diversos problemas durante a especial e perderam 2hs para os líderes. Cristian Baumgart/Beco Andreotti começaram bem a etapa, mas também enfrentaram dificuldades e ficaram a 40minutos da liderança. Dia bom para Marcos Baumgart/Kleber Cincea, que andaram com muita segurança e cravaram mais um top5 para o Brasil, a 6m17s dos vencedores da etapa Chaleco Lopez/Alvaro Quintanilla. A dupla chilena venceu por apenas 19s para os atuais campeões Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que foram o grande destaque da etapa. Largaram na frente, enfrentaram problemas com uma roda e uma correia quebradas logo no início da especial, deixando a dupla a mais de 6 minutos da ponta. Mas com um excelente desempenho, a dupla da Can-Am Monster mostrou a sua força, e waypoint por waypoint veio buscando posições, para terminar a especial na segunda colocação e manter a liderança da prova. Miguel Jordão/Lourival Roldan finalizaram a etapa no 10° lugar e assumindo a mesma posição na geral.

A especial de hoje terá 331km pelas dunas de Acari, entre San Juan de Marcona e Arequipa. Mais um dia com muita areia e muita navegação. Hoje, as motos saem na frente, com Walkner e Brabec abrindo a especial. Olho em Barreda Bort, Toby Price e Pablo Quintanilla.

Entre os quadriciclos, resta acompanhar o desempenho de Cavigliasso e ver até quando seu Yamaha aguentará o ritmo.

Nos pesados, De Rooy e Villagra continuarão a perseguir Nikolaev, algo que não parece afetar o russo, que segue fazendo uma excelente prova.

Nos SxS, Chaleco/Quintanilla vão abrir a especial, seguidos por Varela/Gugelmin. Acredito em vitoria brasileira, que sobram na categoria.

Entre os carros, será interessante ver Loeb e Elena abrindo a especial. A dupla melhorou muito nessas condições mas ainda são os menos “experientes” entre os favoritos. Duas duplas devem buscar destaque depois dos problemas de ontem, Peterhansel/Castera e Nasser/Baumel, olho neles.

Foto: Frederich Le Floc'h/DPPI

Shakedown nas Redes

Classificados



Paceria Oficial