Shakedown

Conteúdo de Rally!

Dakar - Dia 3: A queda dos líderes

dia 4 ericA etapa de ontem do Dakar foi duríssima para os líderes do Dakar 2019

Barreda Bort se perdeu, e depois de mais de 1 hora perdido, decidiu abandonar o Dakar. Melhor para Xavier de Soultrait que venceu a especial, e para Pablo Quintanilla, segundo na etapa e agora novo líder do Dakar, com mais de 11minutos de vantagem para Kevin Benavides.

Cavigliasso finalmente foi derrotado, sendo superado por Ferioli na etapa de ontem, mas ainda lidera na geral. A vantagem do líder é de quase 30 minutos.

O Kamaz de Nikolaev também foi superado na especial, com Karginov liderando a etapa. Etapa complicada para Villagra, que caiu para o 3º lugar no Dakar e está espremido entre os Kamaz. Nikolaev lidera, com 8m25s de frente para Sotnikov.

Na SxS, vitoria de Farres Guell/Oliveira, seguidos pelos novos líderes da geral Chaleco/Quintanilla. Varela/Gugelmin enfrentaram problemas na parte final da especial, perderam 15minutos para Farres Guell e agora são 4º na classificação geral.
Os irmãos Baumgart e seus navegadores Kleber e Beco, marcaram o 7º e 9º tempo na etapa, com Miguel Jordão e Lourival Roldan entre eles.

Entre os carros, como esperava, Peterhansel/Castera e Nasser/Baumel andaram forte, com os franceses vencendo a especial e a dupla do Qatar voltando a liderar o Rally. Prejuízo para Loeb/Elena que perderam 42minutos para o vencedor da etapa. O então líder Giniel de Villiers, enfrentou muitos problemas e perdeu mais de 4 horas na etapa de ontem, acabando com suas chances de vencer o Dakar. Na geral, Nasser lidera, seguido por Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk e em terceiro o “Monsieur” Dakar, Peterhansel e seu novo navegador, David Castera.

A especial de hoje, será a primeira parte da etapa maratona, onde os competidores não terão apoio de suas equipes ao final do dia. Um trecho longo, de 406km. Olho nas estratégias e nos auxílios entre companheiros de equipe. Melhor para aqueles que têm seus “mochileiros” andando perto.

Nas motos, acredito em um belo trabalho em equipe da KTM, para diminuir a diferença para os líderes do Dakar. Olho em Sunderland e Toby Price.

Nos quadriciclos, os argentinos dominam, Cavigliasso e Ferioli fazem um excelente Rally, e devem se manter assim.

Nos caminhões, o guerreiro solitário Frederico Villagra tenta enfrentar a equipe Kamaz. Hoje, ele vai precisar muito do apoio de Genugten e de Rooy para tentar escalar posições no Dakar.

Entre os SxS, a torcida continua para os brasileiros. Se não tiverem mais problemas, Varela e Gugelmin devem apertar ritmo para diminuir o prejuízo de ontem. A briga está intensa na categoria e vale acompanhar.

Entre os carros, Peterhansel e Nasser começaram a afunilar a briga pelo título, com Al Rahji entre eles, mas não deve ser capaz de segurar o ímpeto dos favoritos. Na etapa de hoje, olho em Despres/Cottret e Loeb/Elena, que assim como os líderes de ontem, querem diminuir o prejuízo da etapa e se postular a melhores posições no Dakar 2019.

Texto: Felipe Costa
Foto: Eric Vargilou/DPPI

Shakedown nas Redes