Search
Close this search box.

Campeonato Finlandês: Esa Ruotsalainen é campeão na RC2N e Teemu Asunmaa na RC2

Esa Ruotsalainen conquista o seu primeiro título nacional entre os 4x4

Foi disputada nos dias 27 e 28 de setembro, na cidade de Turku, a sétima e última etapa do Campeonato Finlandês de Rally, no qual Esa Ruotsalainen conquistou o seu primeiro título nacional na categoria SM2 (correspondente à RC2N) ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, enquanto Teemu Asunmaa obteve o título da categoria SM1 (correspondente à RC2) a bordo de um Skoda Fabia R5.

Ruotsalainen, conhecido do público brasileiro por ter participado do Rally Internacional de Erechim em 2014, conduziu a prova de forma tranquila e segura ao lado de seu navegador Hannu Lamminen, já que com uma razoável vantagem de pontos sobre o vencedor Ville Hautamäki, seu principal concorrente, não precisava da vitória para se tornar campeão, administrando assim uma boa segunda posição sem correr maiores riscos.

O campeonato teve início com uma arrebatadora sequência de vitórias de Ruotsalainen, que ganhou de forma consecutiva as quatro primeiras provas do certame, adotando depois disso uma conduta mais estratégica sobre o rival Hautamäki, que no meio da temporada trocou inclusive o seu Subaru Impreza WRX por um Lancer Evo IX semelhante ao de Esa, sem contudo obter êxito na tentativa de alcançá-lo na tabela de classificação do campeonato.

“Sabíamos que nossa vantagem de pontos seria suficiente desde que conseguíssemos um bom resultado na última prova. Táticas racionais foram adotadas e felizmente tudo acabou funcionando perfeitamente”, declarou o campeão Esa, que obteve um total de 154 pontos, contra 148,5 pontos de Hautamäki.

Na categoria SM1 Teemu Asunmaa foi o vencedor, com o veterano multicampeão Juha Salo obtendo a segunda posição, ambos a bordo de Skoda Fabia R5. No campeonato, as mesmas posições se repetiram, com Asunmaa conquistando o título com um total de 139,5 pontos, contra 133 pontos de Salo.

Texto e foto: Divulgação