Velocidade

Campeonato Brasileiro de Rally

Asfalto é novidade para equipe gaúcha no Brasileiro de Rally

Última etapa da temporada terá piso 100% pavimentado na região de Curitiba (PR)

O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade está chegando ao final de sua temporada em 2018. A última etapa será reallyzada na cidade de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba (PR), no próximo final de semana, dias 16 e 17.

E esta será uma corrida muito diferente para a dupla gaúcha, Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Nova Itália RS Rally Team, do Automóvel Clube de Severiano de Almeida – Acsa – (Cavaletti Cadeiras Profissionais/Cassul Distribuidora com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-esporte RS - Lei de Incentivo ao Esporte/ apoio de Lussani Terraplanagen e Lorenci). Esta será a primeira vez que eles vão competir em uma prova 100% sobre piso de asfalto.

Aliás, esta é a única etapa em asfalto no Brasil. “Será a primeira vez que vamos enfrentar este tipo de piso, o que gera uma grande expectativa, também pelo fato de não termos treinado para isso. Vamos ter que aprender a competir sob estas condições ao longo da corrida, porém, estamos tranquilos, uma vez que o Campeonato já está definido em nossa categoria, então agora é hora de ganhar experiência já visando 2019”, comenta o piloto Evandro.

Para ele, também é momento de solidificar os resultados que a equipe conquistou ao longo do ano. “Temos muito a comemorar este ano, conquistamos resultados importantes para a equipe e para o Automóvel Clube de Severiano de Almeida”, completa Evandro.

Ações sociais

Dando andamento ao programa de competição de 2018, a equipe Nova Itália RS Rally Team levará também à Quatro Barras duas ações sociais. A palestra “sonhar, o primeiro passo”, será ministrada para estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Elias Abrahao, nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 19h30.

Já na sexta-feira, dia 16, representantes da prefeitura e Secretaria de Assistência Social de Quatro Barras, receberão a cartilha Rally Experts, que tem como objetivo, incentivar a prática de exercícios físicos na Terceira Idade.

O rally

O lendário Rally da Graciosa terá entre as especiais, a tradicional Dom Pedro, uma das mais antigas do circuito nacional, antigamente em terra, hoje em asfalto e que fechará a corrida no sábado.

Serão pouco mais de 120 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em oito especiais. O primeiro dia de programação, 15, será dedicado a montagem dos boxes pelas equipes, junto à região central de Quatro Barras. Na sexta, dia 16, acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores.

No sábado, dia 17, serão disputadas as oito especiais, todas durante o dia, a partir das 9h30, sempre na região de Quatro Barras, cidade que fica na região metropolitana de Curitiba. A premiação ficou agendada para às 20h do mesmo dia, junto ao Parque de Apoio.

PROGRAMA DO RALLY DA GRACIOSA

Quinta-feira, dia 15/11

9h – Abertura do Parque de Apoio – montagem dos boxes pelas equipes, junto ao Parque de Apoio, que ficará instalado no centro (próximo à prefeitura) da cidade de Quatro Barras

Sexta-feira, dia 16/11

8h30 – Início dos reconhecimentos das especiais pelos competidores

Sábado, dia 17/11

9h33 – Largada da SS Rio do Meio
10h36 – Largada da SS Campininha
12h14 – Largada da SS Rio do Meio
13h17 – Largada da SS Campininha
14h55 – Largada da SS Rio do Meio
15h58 – Largada da SS Campininha
17h41 – Largada da SS Dom Pedro
18h24 – Largada da SS Dom Pedro
20h – Premiação

Esta ação integra o Projeto Nova Itália RS Rally Team 2018, que é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Esporte RS LIE.

Texto e foto: Edson Castro