ENTREVISTA: Everton Batistela, organizador do Rally de Estação, 1ª etapa do Brasileiro de Rally de Velocidade

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

entrevista 1 estacao evertonConfira a entrevista com o organizador brasileiro mais requisitado dos últimos anos em diversos eventos de rally de velocidade no país

Entre os dias 12 e 14 de abril teremos a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade na cidade de Estação, na região do Alto Uruguai gaúcho. Como sempre, a etapa serve de termômetro para a temporada e atrai um grande número de inscritos por várias razões, além do fato de ser a 1ª prova do calendário Brasileiro e do regional gaúcho.

As especiais (trechos cronometrados) desenhadas em meio a lavouras são consideradas as mais rápidas do Brasil, respeitadas pela técnica exigida dos pilotos e navegadores. O menor erro nestes trechos significa abandono e valiosos pontos perdidos logo na abertura do campeonato.

entrevista 1 estacao especiais

Na entrevista com Everton Batistela, presidente do Automóvel Clube de Estação, que também atua em diversos outros eventos do Brasil, trazemos as primeiras novidades da 19ª edição do Rally de Estação.

Na última semana foram divulgados os regulamentos da temporada 2019 do Campeonato Brasileiro. Houve alguma evolução para facilitar a organização dos eventos em relação aos últimos anos?

Acredito que sim, pois neste ano já está com as sedes todas definidas, ficou apenas para a última hora a grande prova do Graciosa, mas nos últimos dias definiu-se e isto é bom para o Rally.

Quais os fatores são levados em consideração para a reserva da data do Rally de Estação no calendário?

Principais fatores são: Intervalo de datas fundamental entre o final da colheita e o inicio do próximo plantio e Abril sendo o aniversário dos 3 municípios onde percorre o Rally que são Estação, Ipiranga do Sul e Erebango.

Quais etapas da organização do rally já foram cumpridas pelo ACE?

Este final de semana (03 de fevereiro) fizemos nossa assembléia de prestação de contas e lançamento do Rally onde este último, contou com a presença de várias pessoas que auxiliam desde fechamentos, cronometragem e autoridades de prova.

entrevista 1 estacao staff

Qual a sua principal preocupação, como organizador da etapa, antes e durante o evento?

Segurança, isto sem dúvida é o que trabalhamos incansavelmente.

Quais os principais membros da organização e quais as suas funções?

Não tenho como citar todos, pois são vários, mas principalmente a Diretoria do ACE se envolve diretamente em todos os assuntos.

Como ACE pretende reforçar a conscientização do público para minimizar a invasão das áreas de risco para espectadores?

Isto é uma mudança de cultura de todos, sempre que vamos para outros eventos assistir, temos esta preocupação, e temos que transferir de alguma forma ela para todos as as pessoas que vão assistir.

entrevista 1 estacao promocional

Como o ACE viabiliza a realização do evento, quem são os principais parceiros patrocinadores e os recursos humanos?

Temos as 3 prefeituras Estação, Erebango e Ipiranga do sul, estes sempre são os principais parceiros, eventualmente a gente consegue algum outro, mas não tão expressivo quanto estes.
Quanto aos recursos humanos, temos parceiros de clubes da região, clube de jepeiros e outras entidades.

O ACE está trabalhando em alguma novidade na configuração das especiais em relação à 2018?

Sim, todos os anos programamos pelo menos uma especial diferente, ou pelo menos invertida, este ano estamos novamente alterando o formato, para ficar mais atrativo e competitivo.

Qual a pré-programação para os dias de evento?

Quinta-feira - Inicio da recepção dos competidores com suas equipes;
Sexta-feira - a tradicional largada promocional onde estamos trabalhando com algumas novidades para este ano;
Sábado - Primeiro dia das Provas Especiais;
Domingo - Segundo dias de Provas Especiais com o término o quanto antes (para que os competidores possam se deslocar às suas famílias).

entrevista 1 estacao apoio

Vocês já estão trabalhando junto aos competidores? Qual seria um número para ter como objetivo de grid?

Ainda não iniciamos as tratativas, mas algumas coisas dá para adiantar, tivemos num determinado ano 48 competidores inscritos, acho que dificilmente chegaremos à este número, mas eu não erraria em dizer que no mínimo 40 carros certamente teremos no grid.

Como você avalia o trabalho de suporte de mídia e cobertura online do evento nos últimos anos? O que poderia ser reforçado?

Muito próximo do perfeito, conheço muito bem o trabalho feito pela equipe de mídia, são profissionais do mais algo gabarito.

Um convite pra quem ainda não conhece o Rally de Estação:

Pessoal, estamos na 19ª Edição do Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Rally Velocidade de Estação, gostaríamos muito da presença destes pilotos que andam uma das categorias mais difíceis do automobilismo, onde se separam os homens de meninos, onde dentro da nossa realidade de cidade pequena prezamos por fazer um dos rallys mais amigáveis e prazerosos. Diante destes argumentos, convidamos à todos para que venham andar e quem não puder, venha para assistir este que é sem dúvida o maior evento realizado nestas 3 cidades que o contemplam.

Fotos: Edson Castro, RallyBR, divulgação, reprodução

Classificados



Paceria Oficial