Rally de Erechim envolve três municípios e turismo espera sair fortalecido

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento está entre os maiores realizados anualmente no município

Lá se vão 22 anos de história do Rally de Erechim. Aos poucos, o pequeno evento iniciado em 1998 com pouco mais de 10 carros no grid de largada, transformou-se em um “gigante” de oportunidades que vão muito além das pistas.

A opinião do parágrafo anterior é compartilhada pelo prefeito de Paulo Bento, Pedro Lorenzi, uma das cidades da região por onde o rally também passará, além de Erechim. “É a oportunidade que temos em fazer parte deste grande evento e também poder mostrar Paulo Bento para outras regiões do País e até mesmo fora do Brasil. Certamente uma oportunidade muito importante no que diz respeito a visibilidade”, argumenta o prefeito.

Veja também:

Palestra em Rio Negrinho vai relacionar competição e realização de sonhos Palestra em Rio Negrinho vai relacionar competição e realização de sonhos
Equipe que compete no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade conversará com estudantes e comunidade nesta quinta-feira...
Irmãos Sartori defendem liderança do Brasileiro de Rally em SC Irmãos Sartori defendem liderança do Brasileiro de Rally em SC
Será a 1ª vez da equipe no Rally Rio Negrinho, que acontece neste final de semana...

Barão de Cotegipe é outra cidade que fica ao lado de Erechim e por onde o evento também passará no final de semana. O prefeito, Vladimir Farina salienta que é uma possibilidade até mesmo de integração e negócios. “Algumas empresas aqui do município vendem para outros países como Paraguai, Argentina e Chile, então é uma maneira de expor também nosso potencial econômico, além do turismo. Nosso parque de máquinas também atuou para melhorar as estradas por onde passará o rally, certamente estamos todos com uma expectativa muito positiva”, enfatiza.

Para Erechim

O secretário de Turismo de Erechim, Leandro Basso salienta que O Rally de Erechim já se consolidou na cidade, “pela sua excelente organização e pela aceitação da população local em bem receber os pilotos e suas equipes na cidade durante o evento, como, também, os turistas atraídos pelo evento”. “A realização do evento em Erechim é fundamental para consolidar o município como um destino turístico, não somente, pelo marketing que espontaneamente o faz, mas pela qualidade dos turistas que atraí. Turistas estes, que consomem no município, incrementando a economia local”, pondera ele.

Basso salienta ainda que o estudo de Competitividade Turística realizado pela Fundação Getúlio Vargas, apontou que Erechim tem vocação para o Turismo de Negócios e Eventos. “Um dos exemplos, é a realização do Rally Erechim, que movimenta a economia, elevando a auto-estima da população com relação a atividade turística. Precisamos, e estamos trabalhando, neste sentido, para fixar Erechim como um destino de eventos, como exemplo: o Acampamento Farroupilha, a Frinape, os Festivais de Dança e Teatro Amador, as Romarias, entre outros. Já dispomos de eventos consagrados”, acrescenta.

No entanto, segundo ele, é necessário, criar um calendário de eventos permanentes, que movimente a cadeia turística, principalmente, aos finais de semana, aumentando, assim, a ocupação hoteleira e a difusão gastronômica em Erechim. “O maior desafio é promover melhorias na logística da nossa região, para que possamos concorrer com outros destinos turísticos de forma igualitária. O turista tem que dispor de boas condições para chegar até Erechim e transitar pela região. O seu deslocamento e a sua permanência devem ser facilitados, tendo em vista a competitividade e as atrações que outras cidades oferecem atualmente”, completa.

O rally

A etapa de Erechim abre a programação na próxima quinta-feira, dia 30, com o início do reconhecimento das especiais, além da largada promocional, no centro da cidade, a partir das 20h. Na sexta-feira tem o treino final, shakedown, a partir das 8h. Às 18h30 larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente desenhada para a prova, no Parque da Accie, onde o acesso será um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade. No sábado e domingo, dias 1º e 2 de junho, o rally segue com mais 11 especiais, totalizando 155 quilômetros de trechos cronometrados.

Serviço

Rally de Erechim 2019
Datas: dias 30 de maio a 2 de junho de 2019
Acesso ao Parque da Accie na sexta-feira, dia 31 de maio e no sábado, dia 1º de junho: um quilo de alimento não perecível. Haverá ponto de venda de alimentos no local

Programa do Rally de Erechim

Quarta-feira, dia 29 de maio

9h – Abertura do Parque de Apoio (Parque da Accie)
19h30 – Jantar de Confraternização (Parque da Accie)

Quinta-feira, dia 30 de maio

8h – Início dos reconhecimento das especiais pelos competidores
20h – Largada Promocional (Praça da bandeira, centro de Erechim)

Sexta-feira, dia 31 de maio

8h – Reinício do reconhecimento das especiais pelos competidores
8h10 – Início dos shakedown (treino)/ Qualifying Stage – Linha Gramado/Paulo Bento
14h45 – Coletiva de Imprensa (Sala de Imprensa Internacional)
15h - Qualifying Stage – Escolha da ordem de largada (Sala de Imprensa Internacional)
18h38 – Largada do Super-prime Noturno – SS Sicredi/Eaec

Sábado, dia 1º de junho

8h18 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 1
8h46 – Largada da Especial Cristalina 1
9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais/Cavaletti 1
11h37 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 2
12h05 – Largada da Especial Cristalina 2
12h43 – Largada da Especial Vale dos Parreirais/Cavaletti 2
14h53 – Largada do Super-prime Diurno/SS Sicredi/Eaec

Domingo, dia 2 de junho

8h33 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1
9h11 – Largada da Especial Verdureiros 1
11h09 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2
11h47 – Largada da Especial Verdureiros 2
14h – Premiação (Parque da Accie)

Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom

Classificados



Paceria Oficial