Search
Close this search box.

Piloto Fabiano Botelho volta aos rallys e projeta prova de evolução em SP

Ele fará sua estréia na corrida de Lençóis Paulista que acontece neste final de semana

Quando a experiência e a juventude se aliam, os resultados podem ser os melhores possíveis. E é deste fator que a dupla Fabiano Botelho e Bruna Giaretta pretende se utilizar para buscar bons resultados na temporada 2019 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade.

O paulista Fabiano Botelho está no esporte há algum tempo, tendo feito parte de importantes equipes como a que teve os pilotos Édio Fuchter e Fico Barro, nos anos 80. O empresário também competiu na Copa Peugeot entre os anos de 2007 e 2009, este último, também marcando o regresso ao Brasileiro onde ficou até 2010.

Depois disso, algumas provas em 2015 e a volta aos ralis neste ano. Agora está ao lado da jovem navegadora, a gaúcha da “capital brasileira do rali de velocidade, Erechim”, Bruna Giaretta. Ela, aliás, voltará a São Paulo neste final de semana para a terceira etapa do Nacional em 2019.

Será a segunda prova que os dois farão juntos. Embora conheça muitos ralis Brasil afora, será a primeira vez de Fabiano em Lençóis Paulista, cidade que recebe a corrida do final de semana. “Será tudo novo, um estilo de prova diferente, estamos vindo com um upgrade importante no carro (Peugeot 207), acreditando que possamos ser um pouco mais competitivos, então o objetivo será ganhar ritmo e quem sabe, porque não, brigar por um lugar no pódio”, pondera o piloto.

Ele comenta ainda que a equipe optou por mudar de pneu para esta etapa. “Estaremos utilizando compostos da Yokohama, que são mais rápidos e com isso pretendemos ganhar algum tempo no decorrer da prova em relação ao que conseguimos em Erechim (segunda etapa da temporada”, destaca Botelho.

A navegadora

Bruna Giaretta iniciou no rali de velocidade em 2011. De lá para cá foi navegadora de diferentes pilotos. “Esta será minha primeira vez disputando na íntegra o Campeonato Brasileiro, onde anteriormente apenas havia corrido algumas etapas. Recebi o convite para andar com o Botelho na etapa anterior, em Erechim, traçamos uma estratégia e conquistamos o segundo lugar na categoria. Nosso foco está em seguir ganhando quilometragem, já que o Botelho está voltando a correr depois de alguns anos parado e buscar o perfeito entrosamento da dupla”, ressalta ela.

O piloto

Fabiano Botelho é conhecido no meio do rali de velocidade por ter disputado competições importantes ao longo de sua carreira. É um dos poucos brasileiros que já disputou uma etapa do Campeonato Mundial, WRC, na Argentina. Também já andou o Campeonato Sul-americano, além de regionais como o Paulista.

A equipe

Na volta aos ralis, a dupla tem o suporte de apoio da RT One, do também experiente piloto e preparador de carros de competição, Rafael Tulio. No suporte ainda estão os patrocinadores CorpFlex, Bowen e a Xplor, empresas do segmento de tecnologia, além da Yokohama, fornecedora de pneus.

O Rally de Inverno

Conhecido como Rally de Inverno, a prova de Lençóis Paulista começa sua programação na quinta-feira, dia 25, com a chegada das equipes ao parque de apoio que estará localizado junto à Facilpa (Feira Agropecuária Com. e Ind. de Lençóis Paulista). Na sexta, os competidores fazem o reconhecimento das especiais e tem ainda a largada promocional, às 20h30, na apresentação dos competidores ao público.

No sábado e domingo, a prova de velocidade acontece na parte da manhã. No último dia, a premiação aos vencedores acontece a partir das 12h30, também na Facilpa.

PROGRAMAÇÃO – RALLY DE INVERNO

25/07 – Quinta-feira

9h00 – Abertura da área de Box- Facilpa – Feira Agropecuária Com. e Ind. de Lençóis Paulista
Av. Lázaro Brígido Dutra, 300

26/07 – Sexta feira

10h20 – Início do reconhecimento das provas especiais do sábado – SS’s
12h40 – Encerramento do reconhecimento das provas especiais do sábado – SS’s
15h20 – Início do reconhecimento das provas especiais do domingo – SS’s
17h40 – Encerramento do reconhecimento das provas especiais – SS’s
19h30 – Briefing e lançamento do Evento (moto, quadri e utv) – Facilpa
20h30 – Largada promocional em comboio

27/07 – Sábado – 1ª Prova

07h33 – Largada da SS Can-am 1 – 5,25km
7h51 – Largada da SS Cidade do Livro 1 – 21,5km
10h24 – Largada da SS Can-am 2 – 5,25km
10h42 – Largada da SS Cidade do Livro 2 – 21,5km
15h43 – Largada da SS Can-am 3 – 5,25km
16h01 – Largada da SS Cidade do Livro 3 – 21,5km

28/07 – Domingo – 2ª Prova

07h13 – Largada da SS Acelera 1 – 21,71km
7h51 – Largada da SS Siriema 1 – 5,20km
10h19 – Largada da SS Acelera 2 – 21,71km
10h57 – Largada da SS Siriema 2 – 5,20km
12:30 – Premiação

Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom