Piloto paulista confirma inscrição no Rally da Graciosa

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Pontuação extra na etapa final faz Fabiano Botelho e Bruna Giaretta projetar corrida empolgante em Quatro Barras

O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade chega a sua etapa decisiva neste final de semana. E será nada menos do que no mais tradicional rali do Brasil, o da Graciosa, disputado este ano na região de Quatro Barras, cidade que fica na região metropolitana de Curitiba. A programação da prova começa no sábado, dia 2 de novembro e tem corrida prevista para o domingo, dia 3 em especiais com piso 100% em asfalto, um desafio a mais para os competidores, uma vez que as demais etapas da competição acontecem em estradas de terra.

Na volta aos ralis este ano, após algum tempo afastado das pistas, o piloto paulista Fabiano Botelho tem conseguido colher frutos importantes ao lado da navegadora gaúcha Bruna Giaretta. Com pódios e bons resultados nas etapas anteriores, eles chegam ao Paraná na terceira colocação da categoria mais forte entre os carros de tração 4x2, a RC4.

Veja também:

Corinthians é Vice-campeão Brasileiro de Rally Corinthians é Vice-campeão Brasileiro de Rally
A dupla Roberto Reijers e Fausto Dallape conquistam o Vice-campeonato Brasileiro no Rally de Velocidade após 10 etapas...
Irmãos Sartori são campeões do Brasileiro de Rally 2019 Irmãos Sartori são campeões do Brasileiro de Rally 2019
Dupla gaúcha ratificou na última etapa, os bons resultados alcançados ao longo do ano...

Além disso, a dupla ainda tem chances matemáticas de título, o que aumenta com a pontuação extra que haverá nesta etapa. “Com a pontuação dobrada e como estamos todos embolados do segundo ao sexto lugar na tabela de classificação da categoria, acreditamos que podemos alcançar algo melhor dentro do Campeonato. Quem chegar na frente leva a posição, mesmo o primeiro lugar da temporada”, destaca o piloto Fabiano Botelho.

“Sabemos que esta será uma corrida em que outras duplas experientes e que não necessariamente brigam pelo título, vão disputar. São pilotos com experiência neste tipo de prova em asfalto. Eu tenho alguma experiência em provas de asfalto, tendo disputado o Paulista de Marcas, mas isso há algum tempo”, explica Botelho.

Para esta etapa, a equipe vem também com várias novidades. São novos patrocinadores, nova preparação do Peugeot 207 além do fato de uma prova diferente dentro do calendário. “Certamente será um desafio enorme e sabendo que tudo se decide no Graciosa. Não temos alternativa a não ser andar forte desde a primeira especial, uma vez também que o rali se decide em apenas um dia. Vamos tentar dar nosso máximo desde o início”, enfatiza Botelho.

Ponto decisivo para a prova da Graciosa

Um rali em asfalto requer alguns cuidados a mais, destaca o piloto Fabiano Botelho. Para ele, a escolha certa do pneu a ser utilizado vai ser importante. “Andaremos com os semi-slick, Yokohama Neova. Este pneu requer uma pilotagem diferente, mais limpa. E ainda tem o caso de temperatura ideal, evitar deixar o pneu quadrado e dobrar as bandas, situações que podem ser decisivas para um bom resultado no rali”, aponta Botelho.

A primeira vez da Bruna

Bruna Giaretta é uma navegadora, que embora jovem, possui importante experiência em provas de rali de velocidade. Mas o Graciosa, será a primeira vez dela em especiais totalmente em asfalto.

“Minha expectativa esta a mil! Será a primeira vez em uma prova de asfalto, é totalmente diferente do que fiz a minha vida toda. O fato de estarmos brigando por posições no campeonato aumenta ainda mais o nervosismo. O objetivo é continuar brigando para manter ao menos manter o terceiro lugar. Mas nesta prova, tudo pode acontecer e não se descarta nenhum resultado. Sabemos que temos um grande desafio pela frente e que precisamos dar o nosso melhor para encerrarmos o ano com chave de ouro”, completa a navegadora.

Fabiano Botelho e Bruna Giaretta competem no Brasileiro de Rali, pela categoria RC4 (4x2), a bordo do Peugeot 207, tendo o patrocínio da CorpFlex, Xplor, Bowen, Óleos Motul e Barbearia Balkan.

O Rally da Graciosa 2019

O Rally da Graciosa é nada menos que a prova mais tradicional do calendário nacional de ralis. Sua primeira edição aconteceu no ano de 1981. De lá para cá, passou por várias cidades no entorno da grande Curitiba, mas sempre mantendo a essência de ser uma das principais corridas do ano.

A programação do Graciosa 2019 se desenvolverá na região de Quatro Barras, que fica há cerca de 20 quilômetros de Curitiba. O Parque de apoio, com os boxes das equipes estará instalado na Rua Nilo Fávaro, 176, centro da cidade.

No sábado, feriado de 2 de novembro, os competidores realizam o reconhecimento das especiais. E no domingo, dia 3, o rali larga para oito especiais, totalizando 132 quilômetros de trechos cronometrados.

A prova também definirá os campeões da temporada nas três categorias do CBR: a RC2 (4x4), RC4 (a mais forte dos 4x2) e RC5 (4x2).

Programação do Rally da Graciosa

Sábado, 2 de novembro

08:00h - Abertura da Secretaria de Prova
08:30h - Início do reconhecimento das especiais
17:00h - Fim do reconhecimento das especiais Fechamento da Secretaria de Prova
17:30h - Briefing

Domingo, 3 de novembro

07:23h - SS1 – Rio do Meio 1 – 19km
08:06h - SS2 – Campininha 1 – 10km
08:59h - SS3 – Rio do Meio 2 – 19km
10:57h - SS4 – Rio do Meio 3 – 19km
11:40h - SS5 – Campininha 2 – 10km
14:33h - SS6 – Dom Pedro 1 – 18,6km
15:11h - SS7 – Dom Pedro 2 – 18,6km
17:19h - SS8 – Dom Pedro 3 – 18,6km
18:30h - Premiação (Coreto Prefeitura)
20:30h - Jantar de confraternização – Total Storage

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO DE RALI

Categoria RC4 – 4x2

1 – Luis Stédile/Kaze Morales – Peugeot 207 – 49p
2 – Emerson Cavassin/Gilson Rocha – Peugeot 207 – 32p
3 – Fabiano Botelho/Bruna Giaretta – Peugeot 207 – 26p
4 – Felipe Marra/Luiz Felipe Eckel – Peugeot 207 – 23p
4 – Ricardo Oro/Luiz Felipe Trentin – GM Celta – 23p
5 – Sandro Suptitz/Eduardo Ortolan – VW Gol – 22p (...)

Categoria RC2N – 4x4

1 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR – 63p
2 – Roberto Reijers (piloto) – Peugeot 208 MR – 42p
2 – Sidney Broering (navegador) – 41p
3 – Luiz Facco (piloto) – Peugeot 208 MR – 40p
3 – Fausto Dallape (navegador) - 32
4 – Paulo Nobre (piloto) – Skoda Fabia R5 – 20p
4 – Rodrigo Konig (navegador) – 22p
5 – Tiago Reijers (piloto) - Peugeot 207 XRC – 17p
5 – Gabriel Morales (navegador) – 20p (...)

Categoria RC5 – 4x2

1 – Luiz Gustavo Loepper/Bruno Baptista – Peugeot 206 – 50p
2 – Luiz Poli/Damon Alencar – Peugeot 206 – 47p
2 – Victor Corrêa (piloto) – Peugeot 206 – 47p
3 – Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio – 43p
4 – Rafael Pombo/Eduardo Pombo - Peugeot 206 – 25p
5 – Joel Kravtchenko (piloto) – Peugeot 206 – 24p
5 – Maicol Souza (navegador) – 24p
5 – Robson Schuinka – navegador (...)

Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom

Classificados



Paceria Oficial