Search
Close this search box.

Primeiro VW Up de Rally já tem piloto definido

O mineiro Marcos Debien planeja seu retorno ao rally de velocidade a bordo do novo Up! TSI Rally 5 em 2021

 

A divulgação de um novo carro de rally agitou os bastidores do rally brasileiro, pois há muito tempo se fala sobre a necessidade de carros mais atuais nas categorias 4×2. Com a opção das fábricas pela a utilização de turbo compressores em motores menores, o rally se mostrou como cenário ideal para o teste e desenvolvimento dessa configuração. Assim a ProMacchina Motorsport deu início ao projeto Up! TSI Rally 5.

Segundo Maurício Neves, responsável pela ProMacchina, “O projeto estava montado, mas caminhando devagar por conta do cenário econômico, mas, por mais inusitado que fosse, foi durante as semanas mais intensas de distanciamento social que o projeto decolou. Hoje já está próximo dos primeiros testes”, contou Neves. “O Marcos acreditou totalmente na ideia e fechou o 1º Up! TSI Rally 5 da América do Sul”, completou o preparador e piloto.

Com uma visão parecida à do preparador Maurício Neves, que declarou que o VW Up seria um ótimo carro de rally devido ao tamanho reduzido, ótima relação de peso-potência e o torque do motor turbo, o piloto Marcos Debien também viu no pequeno Volkswagen um ótimo candidato.

Marcos Debien

Mineiro de 56 anos, o piloto Marcos Debien tem uma longa carreira em provas de rally. Iniciou no esporte em 1982 como piloto após um curso de rally em Belo Horizonte. Nessa época, para um jovem de 18 anos com apenas 2 meses de habilitação, o esporte se mostrou um pouco caro, fazendo com que Debien se dedicasse também como navegador.

Entre regularidade e velocidade, foram 125 provas de rally como navegador até 2009. Nesse meio tempo, entre 2000 e 2006, pilotou em 6 provas de rally de velocidade obtendo resultados expressivos, inclusive um terceiro lugar em uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally em 2002, a bordo de um Renault Clio A6.

Nesses 36 anos de esporte, Debien experimentou diferentes modalidades, carros e equipes, fazendo com que ele procurasse uma solução eficiente para seus objetivos. “A primeira coisa foi procurar o carro ideal entre os modelos de produção. Precisava ser novo, leve, compacto, com motor turbo e câmbio mecânico”, contou o piloto que comprou um Up para uso diário a fim de experimentar o modelo. “Mas foi em uma live sobre rally com o Maurício (Neves) que a ideia caminhou, pois ele também tinha uma visão positiva sobre o carrinho”, completou o mineiro, que entrou em contato com a ProMacchina e já se prepara para o retorno às provas de rally.

Ao lado do navegador Enrico Aquino, outro aficionado pelo esporte, Debien pretende competir a temporada completa em 2021, fazer a maior quilometragem possível e participar de provas que ainda não teve oportunidade, como Erechim Rally Brasil e Rally da Graciosa.

Ficha Técnica

O Up! TSI Rally 5, com estimados 150 cavalos de potência e 200Nm de torque, será o primeiro carro 1.0 turbo preparado no Brasil para o rally. Ele se enquadra na categoria Rally 5, para veículo de produção, tração 4×2, com motores até 1.6L aspirados ou 1.0 sobrealimentados.

Com monobloco original preparado para competições, manterá também o mesmo conjunto de motor e câmbio de fábrica. O carro receberá um novo mapa da injeção eletrônica desenvolvido pela SFI Chips, molas e amortecedores de competição da Baratec Brasil, bancos concha, cintos de 6 pontos e todo equipamento de segurança será fornecido pela OMP Racing Brasil, opcional de tanque de combustível no padrão FIA produzido pela Sat Racing e será calçado com pneus de rally Maxxis.

– Monobloco reforçado
– Santo-Antônio ProMacchina padrão FIA
– Motor 1.0 Turbo com Remap eletrônico SFI Chips com aproximadamente 150cv e 200Nm de torque
– Cambio de 5 marchas com nova relação de diferencial mais curta
– Embreagem cerâmica
– Coxins de motor e câmbio reforçados
– Amortecedores e molas específicos para rally Baratec Brasil
– Freio de mão hidráulico de competição
– Bancos, cintos, sistema de extintor de incêndio, travas de capô e volante de competição OMP Racing Brasil
– Pneus de rally Maxxis 175/65 R14
– Opção de tanque homologado FIA 60 litros SAT Brasil
– Scoop do teto, apoia pé para navegador, asa traseira em fibra de alta resistência by SAT Brasil

O primeiro carro já está em produção e tem previsão de apresentação no final de 2020. Novos pedidos do VW Up! TSI Rally 5 podem ser feitos para a temporada 2021 de rally com valor a partir de 140 mil reais.

O projeto VW Up! TSI Rally 5 é uma iniciativa da ProMacchina Motorsport em parceria com Baratec Brasil Amortecedores, SFI Chips, OMP Racing Brasil, Maxxis Pneus, Sat Racing Tecnologia e Tecpads Racing.

Texto: Octanas Motorsport
Foto: Divulgação