Search
Close this search box.

Reestréia, novos carros e promessa de muita disputa na categoria de ‘entrada’ do Brasileiro de Rally

Rally 5 promete ser uma das mais disputadas da etapa de abertura na cidade de Araucária, PR

Vem ai a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e mais uma vez a categoria Rally 5 (4×2), considerada uma espécie de porta de entrada à competição nacional, promete ser empolgante.

Para a etapa de abertura da temporada, em Araucária/PR, no próximo final de semana, há uma grande expectativa em relação as disputas nesta categoria. Bicampeões da Rally 5, a dupla mineira/catarinense Victor Corrêa/Maicol Souza chegam como os atuais vencedores da categoria. “Estamos felizes por estar retornando às corridas, importante que a situação sanitária venha melhorando e nos possibilite aos poucos voltar a competir e nós chegamos para esta nova temporada com boas expectativas. Nosso objetivo é seguir brigando pelos primeiros lugares, conscientes que o Campeonato será bem disputado, tem vários competidores muito bons e a categoria deve mais uma vez ser bastante competitiva. A primeira corrida tudo ainda é uma incógnita, mas vamos trabalhar novamente para seguir pontuando entre os primeiros”, destaca o piloto.

Na disputa pelas primeiras colocações também devem estar Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, dupla do RS, que ficou com o vice-campeonato em 2020. “Vamos começar o ano com um ótimo grid na categoria que desde 2018 vem tendo disputas intensas, vários competidores com condições de vencer e não se espera nada diferente em 2021. Nos preparamos, sabemos que o vice-campeonato do ano passado foi importante, mas queremos poder ir além. Vamos fazer o possível para conquistar bons resultados e no decorrer da temporada criar as condições para poder brigar pelo título”, ressalta Evandro.

O Rally Araucária também será de estreias e reestreias. Na pista vão estrear os dois novos carros, VW UP Turbo, montados pela ProMacchina, do PR. No cockpit estarão duas duplas que voltam a competir no rally: Luciano Fleck/Gilson Rocha e Marcos Debien com o navegador Enrico Aquino, que fará sua primeira corrida.

“Sempre gostei muito do rally, comecei com curso de pilotagem e navegação lá nos anos 1980. Fui navegador em rally de regularidade e depois cheguei a pilotar em seis corridas, embora já faz algum tempo. Hoje posso dizer que se trata da realização de um sonho competir com o VW UP Turbo na categoria e nosso foco será completar esta primeira corrida. Meu navegador é estreante e faz parte do meu projeto pessoal de não levar ter um carro novo para o grid do Campeonato, mas possibilitar que outras pessoas possam competir, como é o caso do Enrico”, completa Debien.

Fleck e Rocha chegaram a fazer uma corrida pelo Campeonato Gaúcho antes da estreia no Brasileiro com o VW Up Turbo.

O Rally Araucária

A cidade de Araucária, no PR, que fica na região metropolitana de Curitiba, volta ao calendário do Campeonato Brasileiro após sete anos. A última vez que o esporte passou pela cidade foi em 2014.

Neste ano, em função da pandemia da Covid-19, não haverá presença de público. A programação do Rally começa na sexta-feira, dia 30, com os competidores realizando os reconhecimentos das especiais, trechos onde a corrida será disputada.

No sábado e domingo, 31 de julho e 1º de agosto, serão disputadas 12 especiais, seis em cada dia, passando por alguns lugares já disputados nas edições anteriores mesclando algumas novidades.

Serviço:

O que: Rally Araucária
Onde: Araucária – PR
Quando: dias 30 e 31 de junho à 1º de agosto
Cobertura especial e mais informações: www.rallybr.com.br

Programa do Rally

Quinta-feira, dia 29 de julho

12h – Abertura do Parque de Apoio

Sexta-feira, dia 30 de julho

7h30 – Abertura da Secretaria de Prova
7h45 – Início do reconhecimento das especiais pelos competidores
8h – Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – cat. Rally 2
9h – Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – cat. Rally 4
10h – Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – cat. Rally 5
11:30h – Início da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias (com multa)
17:30h – Fim do reconhecimento das especiais

Sábado, dia 31 de julho

10h42 – Largada da SS Roça Velha 1 – 20km29
11h07 – Largada da SS Taquarova 1 – 3km03
11h32 – Largada da SS Roça Velha 2 – 20km29
13h30 – Largada da SS Taquarova 2 – 3km03
13h45 – Largada da SS Roça Velha 3 – 20km29
14h10 – Largada da SS Taquarova 3 – 3km03

Domingo, dia 1º de agosto

8h25 – Largada da SS Campestre 1 – 19km50
8h55 – Largada da SS Taquarovinha 1 – 3km03
9h20 – Largada da SS Campestre 2 – 19km50
11h35 – Largada da SS Taquarovinha 2 – 3km03
11h55 – Largada da SS Campestre 3 – 19km50
12h25 – Largada da SS Taquarovinha 3 – 3km03

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro