Search
Close this search box.

Rally de Morretes escreveu mais um capítulo na história do esporte

Valendo pelo campeonato Brasileiro e Paranaense de rally, a prova percorreu trechos históricos e quebrou um tabu de 17 anos

O Rally de Morretes foi realizado nos dias 05 e 06 de dezembro, valendo como 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally e 5ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally. A prova é a única de asfalto do certame e contou com quase 400 km de prova, sendo 133km de especiais.

O evento às 18 horas com a largada promocional e o inédito Street Stage, que levou carros, pilotos e navegadores para perto do público. Com 1,5km no centro de Morretes, o Steet Stage já contou como primeira especial da prova e mostrou toda a habilidade das equipes para o público presente. Maurício Neves / Leandro Ferrarini venceram a super especial, seguidos por Leo Zettel / Fred Zettel e Rafael Tulio / Cesar Valandro.

Em seguida as 17 duplas inscritas seguiram para mais três especiais noturnas. A principal delas, a SS Graciosa, que desde 1999, não fazia parte de uma prova de rally. “Há 17 anos não tínhamos rally na Serra da Graciosa. Fomos atrás de um sonho, e juntos conseguimos subir”, declara Walter Lamarca Jr – organizador do Rally de Morretes, que realizou um sonho para muitos pilotos.

A antiga SS Dom Pedro, agora toda asfaltada, também fez parte do percurso da prova, proporcionando um espetáculo para o público presente em todo o percurso. “Por onde passávamos, víamos pessoas torcendo, chácaras com público concentrado e bares preparados para assistir o rally”, completa Lamarca.

O clima também ajudou os competidores nas especiais noturnas. Em contra-partida, domingo choveu do começo ao fim da prova. Mas a água não afastou os fãs do esporte, que montaram seus acampamentos nos principais pontos ponde a prova passaria.

Depois de 13 especiais completas, pilotos e navegadores chegaram exaustos, mas traziam a expressão de realização em seus rostos. Confira abaixo o resultado da prova.

Categoria RC2

1.Mauricio Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot XRC – 1:09:17,5
2.Roberto Reijers / Fausto Dallape – Peugeot 208 Maxxi – 1:31:51,1
3.Ricardo Malucelli / Vinicius Anzilieiro – Lancer EVO X – NC

Categoria RC4

1.Rafael Tulio / Cesar Valandro – Peugeot 207 – 1:15:59,0
2.Tiago Larrossa / Leonardo Telles – Peugeot 206 – 1:22:47,9
3.Alessandro Costa / Gerson Lange – Peugeot 206 – 1:24:16,4

Categoria RC5

1.Leonardo Zettel / Frederico Zettel – VW Gol – 1:18:31,1
2.Edu Paula / Bruno Scarpelli – Peugeot 207 – 1:19:08,7
3.Caca Clauset / Flavio de Almeida – Peugeot 206 – 1:26:18,8

Com este resultado, os irmãos Zettel conquistam também o título da categoria RC5 no Campeonato Paranaense de Rally e confirmam o vice-campeonato no Brasileiro. Na categoria RC4, Rafael Tulio / Gilvan Jablonski já haviam garantido o título nos dois campeonatos por antecipação e na categoria RC2, a dupla Maurício Neves / Leandro Ferrarini já tinha o título no Paranaense e, com a vitória nessa etapa, conquistou também o título no Brasileiro.

Para realização do Rally de Morretes, o RPMC – Rallye & Pista Motor Clube contou com patrocínio de Morretes Convention & Visitors Bureau, ARSIM – Associação de Restaurantes de Morretes, WZ Comm, ProMacchina Motorsport, Ekron Off Road, apoio da Prefeitura Municipal de Morretes e rádio Transamérica.

Foto: Marcus Cicarello

RallyPR – Campeonato Paranaense de Rally é uma iniciativa dos pilotos de rally do Paraná sob o comando do RPMC – Rallye & Pista Motor Clube. Mais informações em www.rallypr.com.br.