Search
Close this search box.

Rally Erechim lança nesta terça o projeto Carbono Zero no Rally

Iniciativa busca renovar a sua parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), recebendo novamente o selo Plante Árvore – CO2 Neutro

O Erechim Rally Brasil forma na tarde deste terça-feira, em reunião a partir das 13h30, o comitê de meio ambiente e sustentabilidade do evento. O encontro acontece no Salão Nobre, da prefeitura de Erechim.

O coordenador do Comitê, Tomaz Tomazzoni salienta que neste ano o Rally Erechim irá renovar a sua parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), recebendo novamente o selo Plante Árvore – CO2 Neutro, que certifica o Rally como um evento Carbono Neutro em nível internacional, pelo plantio das árvores o evento ainda é certificado como “Amigo da Floresta”.

Na edição deste ano, mais árvores serão plantadas pelo IBF, recuperando áreas degradadas controladas pelo instituto, compensando as emissões de gases de efeito estufa do evento.

Segundo Tomazzoni, eventos esportivos por mais simples que pareçam, impactam o meio ambiente, em função da emissão de gases de efeito estufa.

“Atualmente, esforços globais já vêm ocorrendo visando minimizar os efeitos do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente através da redução ou neutralização de emissões. E é esse o objetivo do projeto “Carbono Zero” ou ”Carbono Neutro”, trata-se, portanto de uma importante ferramenta de gestão ambiental”, destaca.

O projeto Carbono Neutro, pode ser aplicado as mais diversas situações, como a fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviço, funcionamento de instalações industriais, viagens, e eventos, como o Rally Internacional de Erechim. Esta iniciativa vem de encontro a trabalhos realizados internacionalmente em outras provas esportivas como o Rally Dakar e o Rally da Finlândia.

FORMAÇÃO DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Pensando em engajar cada vez mais o Rally de Erechim e sociedade da região nas questões ambientais e da sustentabilidade ambiental, A direção do evento decidiu criar o comitê de meio ambiente e sustentabilidade do Rally Erechim.

“O evento será um encontro para definir ideias e estratégias visando alcançar um nível de excelência em termos ambientais no Rally de Erechim. Este comitê irá trabalhar visando aprimorar as ações já desenvolvidas no evento, o deixando cada vez mais sustentável, para transformar o Rally em uma ferramenta de educação ambiental”, explica Tomazzoni.

De acordo com ele, a principal ação já prevista com a criação deste comitê será o mapeamento e o levantamento de todos os pontos críticos e possíveis impactos e externalidades advindos do evento, visando identificar e traçar metas para atenuar e corrigir eventuais impactos ambientais e sociais que o Rally possa causar principalmente nas comunidades por onde passa.

A criação do comitê envolverá diversas entidades, como as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento, a Promotoria Pública de Erechim, a Polícia Ambiental do 13° Batalhão de Erechim (Patram), a Universidade Regional Integrada Campus de Erechim – URI, a equipe do Leo Clube de Erechim, a Empresa Florestal Alto Uruguai, responsável pelo projeto Rally Carbono Neutro, entre outras entidades convidadas.

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro