Velocidade

Campeonato Brasileiro de Rally

Equipe levará o rally para dentro da sala de aula em Estação

Além de ação em escola do município, time gaúcho também terá ação com idosos

A temporada 2018 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade vai começar e com ela a retomada das ações sociais do piloto Evandro Carbonera e do navegador Juliano Gracioli. Desde que estrearam juntos no esporte, em 2013, a dupla vem trabalhando uma série de ações sociais com estudantes de escolas públicas, por onde competem Brasil afora.

Este ano, as ações, além de serem mantidas, serão também ampliadas. O primeiro final de semana de competições da dupla da equipe Nova Itália RS Rally Team, do Automóvel Clube de Severiano de Almeida – Acsa – (Cavaletti Cadeiras Profissionais/Cassul Distribuidora com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-esporte RS - Lei de Incentivo ao Esporte/Lussani Terraplanagen/Lorenci), será na cidade gaúcha de Estação, norte do Estado.

Três ações serão realizadas pela equipe na cidade. A primeira delas, na tarde desta quinta-feira, dia 5. Idosos do município receberão o Manual Rally Experts, uma série de ações e atividades que se baseiam em uma prova de rali de regularidade, mas com intuito de incentivar a prática de exercícios físicos em todas as idades. Esta ação será realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – Cras do município.

Depois, à noite, a partir das 19h30, estudantes do Ensino Médio da escola estadual Francisco de Assis, assistirão à palestra ‘Sonhar – o primeiro passo’. O objetivo da palestra, que será proferida pelo piloto Evandro Carbonera, e o navegador Juliano Gracioli, é estimular jovens a organizarem seus sonhos de uma forma profissional, repassando técnicas de planejamento, disciplina, trabalho em equipe, responsabilidade e motivação.

Depois, estudantes com idade entre 14 e 18 anos, vão participar do mini-curso, ‘Meu primeiro carro’. Esta ação busca repassar aos jovens, noções básicas de mecânica automotiva, sendo uma parte de teoria e outra de prática.

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas que participem de nossas ações, se envolvam também com o esporte e possam estar mais próximos do rali, uma atividade que gostamos de fazer e pode servir também para motivar outras pessoas”, destaca Evandro Carbonera.

A Nova Itália RS Rally Team participa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, na categoria RC5 – 4x2. Competirá em corridas no RS, SC, PR e SP ao longo de 2018.

Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom