Brasileiro de Rally terá disputa inédita na serra de Santa Catarina

Set 13 2017

Rally Rota SC promete disputa eletrizante em meio a paisagens deslumbrantes em Rio Rufino, Bom Retiro, Urubici e Urupema

Os pouco mais de 2,4 mil habitantes de Rio Rufino, uma pequena cidade encravada na serra catarinense, vão ter um final de semana diferente a partir da próxima sexta, dia 15. É que lá, estará instalado o Parque de Apoio da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, o Rally Rota SC. No interior do município, assim como nos vizinhos Urubici, Urupema e Bom Retiro, estará acontecendo a corrida, entre os sábado, dia 16 e o domingo, dia 17.

Mais de 145 quilômetros de trechos especiais, que passarão por lindas paisagens que forma a região. O diretor da prova, André Alcântara está empolgado. “Estamos fazendo o melhor trabalho possível, dentro do curto espaço que temos para realizar uma grande corrida. Espero que possamos entregar a melhor estrutura possível a todos os envolvidos, mostrar que temos condições de fazer ali um grande trabalho, para que em 2018, possamos regressar ainda maiores”, destaca.

Ao pé da serra, ou em cima dela, os competidores vão encontrar um rali bastante eclético no final de semana. “Vai ser uma prova diferente do que todos estão acostumados andar, com uma grande variedade de pisos. No sábado, por exemplo, a primeira especial começa rápida, tem trecho mais estreito no meio e termina novamente em alta velocidade. O segundo trecho começa muito rápido e ganha espaços mais sinuosos no meio, terminando um pouco mais lento. Mas o rali todo se desenvolve no entorno de lindas paisagens da região”, explica André.

“No domingo, a primeira especial é mais curta e começa no Morro das Antenas, que é um dos pontos mais altos do Brasil, em uma estrada bastante sinuosa e estreita. O segundo trecho também será muito legal, ambos em Urupema”, amplia o organizador.
Em meio a isso, ainda tem uma super especial, que ficará junto ao Parque de Apoio, montado próximo a Secretaria de Turismo, na entrada da cidade. “É um ponto muito legal, para fechar a prova no sábado, bom para os competidores e para o público acompanhar e desfrutar deste grande evento”, salienta. Esta super especial está marcada para começar às 16h51.

Apoios

André Alcântara salienta que a organização teve grande apoio de todas prefeituras da região, de Rio Rufino, Bom Retiro, Urupema e Urubici para realizar a prova do Brasileiro, no local.

Outro importante apoiador é a Maxxis, que está entre as 10 maiores fabricantes de pneus do mundo e agora instalada oficialmente no Brasil. “É uma marca que tem interesse no esporte, que participar e será um importante parceiro, assim como cada umas das prefeituras que tem nos auxiliado muito para que tudo aconteça dentro do previsto”, pontua André.

O Rally Rota SC

A quinta etapa do Brasileiro de Rali de Velocidade será disputada em duas corridas com pontuação distinta, a primeira delas no sábado, dia 16 e a segunda, no domingo, dia 17. A programação começa ainda na sexta, dia 15, com a chegada das equipes à cidade de Rio Rufino, onde ficará o Parque de Apoio e estrutura de prova. Neste mesmo dia acontece o reconhecimento das especiais, pelos competidores.

A prova será composta de nove especiais no primeiro dia, mais um super prime, um trecho de quase 1 KM, próximo ao Parque de Apoio. Na segunda parte da prova, mais quatro especiais, totalizando no final de semana, mais de 145 quilômetros de corrida.

Programação do Rally Rota SC

Sábado, dia 16

- SS São Francisco – Urubici 1 – 14,3 KMs - 9h43
- SS Rio Rufino – Bom retiro 1 – 19,7 KMs – 10h36
- SS São Francisco – Urubici 1 – 14,3 KMs – 12h29
- SS Rio Rufino – Bom retiro 1 – 19,7 KMs – 13h22
- SS São Francisco – Urubici 1 – 14,3 KMs – 15h15
- SS Rio Rufino – Bom retiro 1 – 19,7 KMs – 16h08
- Super Especial Maxxis – 0,8 KM – 16h51

Domingo, dia 17

- SS – Morro das Antenas 1 – 3,8 KM – 8h23
- SS Urupema 1 – 17,3 KMs – 8h41
- SS – Morro das Antenas 1 – 3,8 KM – 10h34
- SS Urupema 1 – 17,3 KMs – 10h52

Classificação do Brasileiro de Rali após quatro etapas

Categoria RC2N – 4x4

1 – Ricardo Malucelli/GioVani Bordin – Mitsubishi Lancer – 56p
2 – Claudio Rossi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 38p
3 – Paulo Nobre/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 25p (...)

Categoria RC4 – 4x2

1 – Felipe Mueller/Cesar Ranthum – Peugeot 207 – 37p
2 – Ricardo Oro/Vinicius Anziliero – GM Celta – 21p
3 – Felipe Marra/Thiago Osternack – Peugeot 207 – 20p (...)

Categoria RC5 – 4x2

1 – Michel Mueller/Luis Felipe Eckel – Peugeot 207 – 54p
2 – Edu Paula/Bruno Scarpeli – VW Gol – 25p
3 – André Alegretti/Guilherme Trombini – Fiat Palio – 18/14p(...)

Texto: Edson Castro
Prime Comunicação
Foto: Lisandro Garcia

Nossos canais

Rally de Velocidade 2017

Abril

23 Estação
Maio 21 Erechim
Julho 16 Piraquara
Agosto 6 Panambi
Setembro 17 Rota SC
Outubro 15 Taubaté
Novembro 19 Morretes